PUBLICIDADE

Europa

Ucrânia: 'rei do chocolate' vence eleições, diz boca de urna

"As eleições não terão um segundo turno", assegurou Petro Poroshenko, em uma entrevista coletiva; nenhuma zona eleitoral foi aberta na cidade de Donetsk

25 mai 2014 - 14h21
(atualizado às 15h58)
Compartilhar
Exibir comentários
<p><span style="color: rgb(51, 51, 47); font-family: OpenSans, sans-serif; font-size: 18px; line-height: 27px;">O oligarca Petro Poroshenko é conhecido como o "Rei do Chocolate"</span></p>
O oligarca Petro Poroshenko é conhecido como o "Rei do Chocolate"
Foto: AFP

O oligarca Petro Poroshenko, conhecido como o "Rei do Chocolate", venceu neste domingo as eleições presidenciais na Ucrânia, segundo as primeiras pesquisas de boca de urna divulgadas pelas televisões locais no fechamento dos colégios.

Poroshenko obteve 55,9% dos votos, enquanto sua grande rival, a ex-primeira-ministra Yulia Tymoshenko, teria 12,9%, motivo pelo qual não seria necessário disputar um segundo turno.

O magnata Petro Poroshenko afirmou neste domingo que "a Ucrânia tem um novo presidente" após a vitória nas eleições deste domingo que lhe atribuem as pesquisas divulgadas pelas televisões locais no fechamento dos colégios

A votação deste domingo não foi totalmente tranquila, os separatistas tumultuaram a eleição e cerca de 20 pessoas morreram em confrontos nos últimos dias.

Nenhuma zona eleitoral foi aberta na cidade de Donetsk e naquela região apenas sete das 12 comissões dos distritos eleitorais estavam operando. Os separatistas controlam grandes áreas das regiões de Donestk e Luhansk.

Mas, as autoridades ucranianas afirmaram que o comparecimento foi alto no resto do país.

As pesquisas de boca de urna ainda apontam que a candidata Yulia Timoshenko ficou em um distante segundo lugar.

Se estes números forem confirmados, não será necessário o segundo turno que estava previsto para o mês que vem.

"As eleições não terão um segundo turno", assegurou Poroshenko em entrevista coletiva, na qual defendeu sua aposta europeia e o futuro da Ucrânia como um "Estado unitário".

O candidato foi um grande defensor dos manifestantes anti-governo na Ucrânia, durante o mandato de Viktor Yanukovych e, atualmente, é um dos membros do Parlamento ucraniano. Deputado desde 1998, é um político experiente. Foi ministro duas vezes, mas, por pouco tempo, e uma das vezes, no campo rival.

Poroshenko foi uma figura importante na Revolução Laranja - nome dado aos diversos protestos ocorridos entre novembro de 2004 e janeiro de 2005, após a eleição vencida por Yanukovych, com denúncias de fraude, intimidações e irregularidades - da qual também ganhou fama de ter sido patrocinador.

Casado e pai de quatro filhos, ele é considerado uma das pessoas mais influentes na política ucraniana. Em março de 2012, a revista Forbes colocou-o na lista de maiores bilionários do mundo, ocupando a posição 1153, com uma fortuna estimada em US$ 1 bilhão. O grupo Roshen, seu império de confeitaria, é o maior produtor do país e o 15° em nível mundial. Além disso, Poroshenko também é proprietário do canal 5 da televisão ucraniana. Na Ucrânia, ele é uma das pessoas mais ricas.

 

 

 
Foto: Arte Terra

Com informações da EFE e da BBC.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade