PUBLICIDADE

Europa

Separatistas se reúnem na casa de homem mais rico da Ucrânia

25 mai 2014 - 13h16
(atualizado às 13h26)
Compartilhar
Exibir comentários
Os rebeldes, denunciados por Akhmetov, impediram a votação em Donetsk
Os rebeldes, denunciados por Akhmetov, impediram a votação em Donetsk
Foto: AP

Dezenas de separatistas pró-russos armados se concentraram próximos a casa fortificada do homem mais rico da Ucrânia, Rinat Akhmetov, na cidade oriental de Donetsk, neste domingo, enquanto os ucranianos votam por um novo presidente.

Os rebeldes, denunciados por Akhmetov, impediram a votação em Donetsk, um polo industrial de um milhão de pessoas, e em outras partes do leste da Ucrânia de língua russa, onde eles declararam "repúblicas das pessoas" fora do controle da Kiev.

O bilionário do setor de carvão e aço Akhmetov, cujas fábricas e minas empregam cerca de 300.000 pessoas, denunciou os rebeldes na semana passada, acusando-os de "genocídio", e pediu às pessoas para votar neste domingo, apesar de intimidação e ameaças dos separatistas.

Akhmetov, de 47 anos e que também é dono do clube de futebol Shakhtar Donetsk, estava na capital Kiev quando cerca de 200 a 300 separatistas avançaram em direção a sua residência, disse um porta-voz.

Alguns dos homens estavam mascarados e foram agressivos com os jornalistas que se reuniam pelos altos muros de residência suburbana de Akhmetov, que é protegida por seguranças armados. Jornalistas no local disseram mais tarde que a multidão se acalmou e parecia estar disposta a negociar com os representantes de Akhmetov.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade