PUBLICIDADE

Europa

Ucrânia convida ONU a acompanhar "operação antiterrorista"

Presidente interino disse que a ONU poderia observar a "legitimidade" das ações no país

14 abr 2014 - 10h32
(atualizado às 12h17)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Presidente ucraniano em exerc&iacute;cio, Oleksander Turchinov, ao falar com jornalistas durante um exerc&iacute;cio militar pr&oacute;ximo &agrave; vila de Goncharisvske, nesta segunda-feira, 14 de abril</p>
Presidente ucraniano em exercício, Oleksander Turchinov, ao falar com jornalistas durante um exercício militar próximo à vila de Goncharisvske, nesta segunda-feira, 14 de abril
Foto: Gleb Garanich / Reuters

O presidente interino da Ucrânia, Olexander Turchynov, convidou a ONU a unir-se à "operação antiterrorista" do exército do país no leste do país.

"Nós receberemos sua ajuda para realizar uma operação conjunta antiterrorista no leste da Ucrânia, onde insurgentes pró-russos, alguns armados, tomaram o controle de prédios públicos em várias localidades", declarou Turtchynov durante uma conversa telefônica com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, segundo a presidência.

"Profissionais e observadores poderiam testemunhar assim a legitimidade de nossas ações", acrescentou.

Não foi possível obter da presidência esclarecimentos sobre o tripo de operação "conjunta" evocada por Turtchynov ou sobre o tipo de envolvimento da ONU.

De acordo com a presidência ucraniana, Ban respondeu que a Ucrânia pode contar "com o pleno apoio da ONU.

"Farei tudo o que estiver a meu alcance para que a situação seja resolvida pacificamente o mais rápido possível", disse o secretário-geral.

No sábado, Ban pediu a todos os protagonistas da crise na Ucrânia a "prova do máximo de controle" e a dialogar para diminuir a tensão. Ele afirmou que estava "muito preocupado" com a situação atual.

Ucrânia X Rússia: compare o poder bélico

ONU faz reunião de emergência sobre crise Rússia-Ucrânia:

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade