0

Soldado morre e Ucrânia diz que conflito se tornou 'militar'

Soldados russos dispararam contra militares ucranianos, em Simferopol, na Crimeia, nesta terça-feira; um oficial foi morto

18 mar 2014
13h31
atualizado às 14h00
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Soldados ucranianos marcham dentro da base aérea militar Belbe, próximo de Sevastopol, nesta terça-feira, 18 de março
Soldados ucranianos marcham dentro da base aérea militar Belbe, próximo de Sevastopol, nesta terça-feira, 18 de março
Foto: AFP

O primeiro-ministro da Ucrânia, Arseni Yatseniuk, declarou nesta terça-feira que o conflito de seu país com a Rússia em torno da Crimeia entrou em uma fase militar, depois que um oficial ucraniano foi baleado na península.

"O conflito está passando de uma fase política a uma fase militar", declarou Yatseniuk em uma reunião de emergência de seu governo. "Soldados russos começaram a disparar contra militares ucranianos; isto é um crime de guerra", acrescentou.

Um soldado ucraniano morreu e outro ficou ferido durante a tentativa de ataque, citada por Yatseniuk, a uma base militar da Ucrânia na Crimeia.

"Durante o ataque contra uma base militar em Simferopol, um militar ucraniano faleceu depois de ter sido baleado no pescoço. Outro militar ficou ferido", declarou Vladislav Seleznyov, porta-voz do ministério ucraniano da Defesa na Crimeia.

Mais cedo, um porta-voz militar informou que homens armados invadiram uma base aérea ucraniana na península da Crimeia, atiraram para o alto e levaram o oficial de comando do local, disse um porta-voz militar. As tropas ucranianas instaladas em uma base na principal cidade da Crimeia, Simferopol, disseram que estavam sob ataque de forças russas e que um soldado havia ficado ferido.

"Um militar ucraniano foi ferido no pescoço e clavícula. Agora nos protegemos no segundo andar. A sede foi tomada e o comandando foi levado. Eles querem que nós abaixemos nossas armas, mas nós não pretendemos nos entregar", disse o porta-voz militar ucraniano à agência de notícias Interfax.

Com informações da Reuters e AFP.

Presença da Rússia na Crimeia ameaça guerra com Ucrânia; veja fotos

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/">veja o infográfico</a>

Veja também:

Penteado "estilo quarentena" virou coisa do passado
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade