PUBLICIDADE

Europa

Senador russo organiza coleta de fundos para ajudar Snowden

7 ago 2013 - 08h28
(atualizado às 08h43)
Compartilhar
Exibir comentários

Um senador russo anunciou nesta quarta-feira uma coleta de fundos na internet para ajudar economicamente o fugitivo americano Edward Snowden, que obteve asilo provisório de um ano na Rússia, apesar da oposição dos Estados Unidos.

A ideia foi proposta por blogueiros e representantes do setor russo da Internet, declarou à agência Interfax o senador Ruslán Gatarov, chefe do grupo de trabalho no Conselho da Federação (Câmara Alta), encarregado de velar pelo respeito da vida privada dos cidadãos.

"Disseram que Snowden poderia precisar de dinheiro e que eles estavam dispostos a ajudá-los", indicou Gatárov, que disse que os representantes do informático americano já aprovaram esta ideia. "Não tenho nenhuma dúvida de que representantes da comunidade internacional também desejam apoiar Snowden. Muitas pessoas mostram simpatia sincera por ele", acrescentou o senador, afirmando que poderia ser criado um site para arrecadar o dinheiro enviado da Rússia ou do exterior.

Gatarov anunciou na terça-feira sua intenção de propor que Snowden colabore em seu grupo de trabalho do Conselho da Federação sobre a proteção de dados pessoais dos cidadãos russos.

Washington exigiu em muitas ocasiões a extradição de Snowden ao seu país, onde é acusado de espionagem depois de revelar a existência de um vasto programa de vigilância das telecomunicações do governo dos Estados Unidos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade