PUBLICIDADE

Europa

Ricardo III da Inglaterra será sepultado em março de 2015

Os restos mortais do último rei medieval inglês serão enterrados em Leicester

7 ago 2014 - 20h38
(atualizado às 20h39)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Os restos mortais do último rei da dinastia Plantagenet encontrados em 2012</p>
Os restos mortais do último rei da dinastia Plantagenet encontrados em 2012
Foto: Twitter

O rei Ricardo III da Inglaterra, monarca do século XV, cujos restos mortais foram encontrados debaixo de um estacionamento em 2012, será enterrado em março de 2015 na catedral de Leicester, região central da Inglaterra.

A cerimônia, que será transmitida pela televisão, será o ponto culminante de uma semana dedicada a este rei de terrível fama e que várias associações querem reabilitar.

O último rei da dinastia Plantagenet será levado em 22 de março à Universidade de Leicester em um caixão de chumbo e dali sairá para o lugar onde foi disputada a batalha de Bosworth e onde morreu.

Depois será realizado o velório na catedral de Leicester, durante três dias, aberto ao público, para prestar homenagem ao último rei medieval da Inglaterra.

A morte, aos 32 anos, de Ricardo III, monarca entre 1483 e 1485, pôs fim à Guerra das duas Rosas, entre a casa de York e os Plantagenet. Embora seu corpo nunca tenha sido encontrado, segundo alguns escritos, ele repousava em uma capela franciscana, destruída no século XVI.

Após a sua morte, a coroa passou para Henrique VII e os reis da dinastia Tudor que, com ajuda de Shakespeare e de outros dramaturgos, descreveram Ricardo III como um vilão brutal e corcunda, que não se detinha diante de nada, chegando a assassinar dois jovens sobrinhos para assegurar o trono.

A Alta Corte de Londres decidiu, em maio, que o rei tinha de ser enterrado na catedral de Leicester, descartando assim o apelo de seus descendentes, que pretendiam enterrá-lo em York.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade