Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Papa Francisco

Jornalistas relatam encontro com o Papa em audiência no Vaticano

Francisco encontrou jornalistas na manhã deste sábado na sala Paulo VI

16 mar 2013 - 11h22
(atualizado às 11h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Alicia Barrios conhece o Papa desde a posse dele como arcebispo de Buenos Aires
Alicia Barrios conhece o Papa desde a posse dele como arcebispo de Buenos Aires
Foto: Mário Camera / Especial para Terra

Em uma audiência fechada e dedicada à imprensa mundial que está cobrindo as últimas semanas de renúncia de Bento XVI e o Conclave, o papa Francisco discursou em tom descontraído, brincou com os jornalistas e recebeu alguns deles em uma curta cerimônia de beija-mão.

“Vocês trabalharam, hein?”, disse Francisco, arrancando risos da plateia, composta por grande parte dos 5,6 mil profissionais que, desde o anúncio da renúncia de Bento XVI, começaram a chegar de todas as partes do mundo para acompanhar os desdobramentos na Igreja Católica.

“Eu não esperava o convite e acho que ele escolheu as pessoas que queria receber, pois éramos muito poucos”, contou Alicia Barrios, jornalista argentina do Diario Crónica, uma das que foram recebidas por Francisco.

Do Vaticano: jornalistas contam o que perguntariam ao papa:

Alicia conheceu quem ela mesmo chama de “amigo” há 15 anos, “numa noite de Natal que marcou a primeira missa de Bergoglio como arcebispo de Buenos Aires”. O convite para subir ao palco e falar com o novo Papa chegou na noite de sexta-feira, por email, sem que ela tivesse solicitado o encontro. Ao recebe-la no palco, Francisco mostrou-se feliz.

“Quando ele me viu, riu muito e disse: ‘nós éramos poucos, hein? Agora, podemos até realizar uma missa'”, confidenciou a jornalista argentina, ao comentar a reação do Papa ao número de membros da imprensa que estavam presentes na Sala Paulo VI.

O fotógrafo que acompanha Alicia no Vaticano, Hérnan Barnasconi, que também conhece Bergoglio há muitos anos, estava emocionado na saída da audiência. Ele foi outro dos escolhidos para cumprimentar Francisco durante o encontro.

Hérnan Barnasconi, o fotógrafo que estava com uma jaqueta "inadequada"
Hérnan Barnasconi, o fotógrafo que estava com uma jaqueta "inadequada"
Foto: Mário Camera / Especial para Terra

O convite o pegou tão de surpresa, que ele contou ao Terra que ficou envergonhado por não estar vestindo algo mais formal para a ocasião. “Eu pedi desculpas ao Papa por estar com uma jaqueta tão inapropriada, pois não sabia que seria recebido por ele”, contou Hernan. Francisco, no entanto, pareceu não preocupar-se pelos trajes do fotógrafo. “Ele me disse que isso não tinha a menor importância e pediu para que eu rezasse por ele.”

Antes de receber os jornalistas, o Papa leu um discurso e também falou de improviso sobre os bastidores da votação que o elegeu. Ele contou, por exemplo, que o cardeal brasileiro Dom Cláudio Hummes teve papel fundamental na hora de escolher seu nome pontifício. “Quando os votos ultrapassaram os 77 necessários para a minha eleição, ele me abraçou, me deu um beijo e me disse: ‘não se esqueça dos pobres’”, revelou o Papa.

Os mais necessitados foram também os mais lembrados por Francisco em seu discurso. O Papa foi claro sobre a linha que deve ser adotada durante seu pontificado, ao afirmar que quer uma “igreja pobre e para os pobres”.

Foto: Reuters Foto: AP

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/renuncia-papa/iframe.htm" href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/renuncia-papa/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade