PUBLICIDADE

Europa

Putin alerta contra uso de grupos anti-Kremlin pelo Ocidente

Putin também pediu à FSB, principal sucessora da KGB, para que não baixe a guarda na vigilância do Ártico e da região sul, visando prevenir ataques contra a Rússia

7 abr 2014 - 10h19
(atualizado às 10h21)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Presidente russo, Vladimir Putin fala a funcionários do Serviço Federal de Segurança (FSB, sucessor da KGB soviética), em Moscou, nesta segunda-feira, 7 de abril</p>
Presidente russo, Vladimir Putin fala a funcionários do Serviço Federal de Segurança (FSB, sucessor da KGB soviética), em Moscou, nesta segunda-feira, 7 de abril
Foto: AP

O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta segunda-feira ao serviço oficial de segurança FSB que trabalhe para garantir que a Rússia não siga o que chamou de exemplo da Ucrânia, ao permitir que o Ocidente use grupos locais para objetivos "destrutivos".

As observações de Putin sinalizam sua preocupação de que o Ocidente possa usar organizações não governamentais para alimentar a dissidência na Rússia, apesar da repressão contra grupos com financiamento externo desde a realização de grandes protestos contra ele no inverno de 2011/2012.

O mandatário russo também pediu à FSB, principal sucessora da polícia de segurança soviética KGB, para que não baixe a guarda na vigilância do Ártico e da região sul, visando prevenir ataques contra a Rússia.

"Nós devemos diferenciar claramente o ativismo de oposição legal, como aquele em qualquer país democrático, do extremismo, que é baseado no ódio, incitando a discórdia nacional e internacional, e desafiando a lei e a constituição", disse Putin, segundo a mídia russa, durante uma reunião com dirigentes da FSB.

"Precisamos distinguir entre oponentes civilizados às autoridades e aqueles que servem a interesses nacional estrangeiros que prejudicam o nosso país", disse.

A Rússia acusou o Ocidente de apoiar os protestos em Kiev que culminaram com a deposição do presidente ucraniano pró-Rússia, Viktor Yanukovich. O Ocidente nega a acusação.

&amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/ucrania-x-russia/&amp;amp;quot; href=&amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/ucrania-x-russia/&amp;amp;quot;&amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;gt;
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade