PUBLICIDADE

Europa

Putin acusa Ucrânia de sabotar negociação sobre preço do gás

Disputa faz parte de ampla batalha entre Ucrânia e Rússia, enquanto novo presidente ucraniano luta para conter uma rebelião separatista pró-Rússia em províncias orientais

11 jun 2014 - 13h20
(atualizado às 13h22)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Presidente russo, Vladimir Putin, preside uma reunião na residência oficial Novo-Ogaryovo, nos arredores de Moscou, em 11 de junho</p>
Presidente russo, Vladimir Putin, preside uma reunião na residência oficial Novo-Ogaryovo, nos arredores de Moscou, em 11 de junho
Foto: Alexei Druzhinin / Reuters

O presidente russo, Vladimir Putin, acusou a Ucrânia na quarta-feira de colocar as negociações sobre o gás natural em um "beco sem saída", rejeitando uma oferta de corte de preços feita em meio a uma disputa que ameaça o abastecimento para o resto da Europa.

Enquanto Kiev exigiu mudanças no contrato para diminuir os preços mais elevados na Europa para fornecimento de gás russo, Moscou também manteve suas propostas, sugerindo o corte de preço de cerca de um quinto para 385 dólares por 1.000 metros cúbicos, como sua oferta final.

A disputa faz parte de uma ampla batalha entre a Ucrânia e a Rússia, enquanto a nova liderança de inclinação ocidental em Kiev luta para conter uma rebelião separatista pró-Rússia nas províncias orientais.

Conflitos sobre os preços do gás praticados pela Rússia duram anos e já levaram a cortes no abastecimento em 2006 e 2009.

Putin, em reunião com seu governo nos arredores de Moscou, disse que a Rússia tinha oferecido um desconto de 100 dólares por 1.000 metros cúbicos com a remoção de um imposto de exportação. Isso colocaria o preço em linha com o pago por outros consumidores europeus.

A mais recente crise entre os dois países explodiu com a derrubada do presidente ucraniano Viktor Yanukovich, com laços com Moscou, em fevereiro. Depois disso, a Rússia anexou a região da Crimeia de seu vizinho e quase dobrou o preço que Kiev tem de pagar pelo gás.

Mais cedo nesta quarta-feira, o primeiro-ministro ucraniano Arseny Yatseniuk deixou claro em uma reunião de gabinete que Kiev rejeitou a oferta da Rússia com os preços mais baixos do gás, removendo o imposto de exportação, medida que não seria escrita no contrato e que ficaria a critério de Moscou.

Ucrânia x Rússia: compare o poder bélico dos dois países Ucrânia x Rússia: compare o poder bélico dos dois países

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade