0

Premiê ucraniano falará perante Conselho de Segurança da ONU

11 mar 2014
19h41
  • separator
  • 0
  • comentários

O primeiro-ministro ucraniano, Arseni Yatseniuk, discursará na próxima quinta-feira em uma nova sessão do Conselho de Segurança da ONU dedicada à crise em seu país, segundo confirmou nesta terça-feira a presidência rotativa do órgão. Luxemburgo, que neste mês está à frente do Conselho, indicou que a sessão será de caráter público.

O encontro será presidido pelo ministro luxemburguês das Relações Exteriores, Jean Asselborn. Yatseniuk já tinha avançado ontem em sua intenção de comparecer perante o principal órgão de decisão das Nações Unidas, embora até hoje não havia confirmado oficialmente o encontro.

O primeiro-ministro ucraniano será recebido amanhã pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em um sinal de reconhecimento de sua legitimidade por parte dos EUA, o que ameaça piorar ainda mais a situação com a Rússia.

Yatseniuk, que assumiu o poder após três meses de protestos populares que acabaram com o regime do presidente Viktor Yanukovich, conta com o respaldo do Ocidente, enquanto a Rússia considera que o interino chegou ao cargo após um "golpe de Estado".

No Conselho de Segurança, a Rússia defendeu ontem mais uma vez sua postura e ignorou as chamadas das potências ocidentais a dialogar com a Ucrânia e parar o referendo previsto na Crimeia para o próximo domingo.

Essa consulta também foi criticada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, por acrescentar "uma complexidade pouco útil a uma situação já tensa e volátil", segundo disse hoje seu porta-voz.

EFE   
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade