PUBLICIDADE

Europa

Prefeito de cidade do leste da Ucrânia é atingido por tiro

O prefeito de Kharkiv, Gennady Kernes, levou um tiro nas costas nesta segunda-feira e corre risco de morte

28 abr 2014 - 07h49
(atualizado às 07h54)
Compartilhar
Exibir comentários

O prefeito pró-Rússia da cidade ucraniana de Kharkiv, Gennady Kernes, está com risco de morte após ter sido baleado nas costas nesta segunda-feira, informou o escritório de imprensa da Prefeitura.

"O chefe da Admnistração de Kharkiv foi atingido por um disparo nas costas. Agora ele está na mesa de operações. Os médicos tentam salvar sua vida", disse o comunicado oficial citado pelas agências locais.

Kernes, desde 2010 prefeito de Kharkiv, a principal cidade do leste da Ucrânia, ficou ferido enquanto se banhava em um riacho. 

"O prefeito de Kharkiv não mudou seus hábitos e ele tinha o costume de se banhar em um riacho. Estavam esperando por ele ali", assegurou Zurab Alasania, diretor-geral da Companhia Nacional de Televisão da Ucrânia.

"A Rússia determina e elimina os principais focos de resistência", disse Alasania.

Entenda a crise na Ucrânia Entenda a crise na Ucrânia

Kernes, de 54 anos, enfrentou no começo as novas autoridades ucranianas ao advogar por um referendo federalista em Kharkiv, mas após receber uma advertência oficial, se mostrou leal a Kiev.

O prefeito é membro do Partido das Regiões, que era liderado até há pouco pelo deposto presidente ucraniano Viktor Yanukovich, agora exilado no sul da Rússia.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade