PUBLICIDADE

Europa

Observadores detidos na Ucrânia dizem estar em boa saúde

O líder dos observadores internacionais disse que todos estavam ansiosos para poder voltar para casa

27 abr 2014 - 10h45
Compartilhar
Exibir comentários

O líder dos observadores internacionais detidos por separatistas pró-Rússia na cidade ucraniana de Slaviansk, no leste do país, disse neste domingo que todos do grupo estavam em boa saúde, mas que estavam ansiosos para poder voltar logo para casa.

Aparecendo em público pela primeira vez desde que foram detidos há três dias, sete funcionários da equipe de observadores e seu tradutor foram levados para uma sala onde jornalistas estavam, em um prédio da administração pública que foi ocupado pelos separatistas.

Guardas em uniformes de camuflagem e portando rifles também estavam na sala enquanto jornalistas falavam com os observadores, que estavam na Ucrânia sob os auspícios da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

O coronel Axel Schneider, que liderava a missão de observadores, disse que o grupo foi à Slaviansk sem armas e que estava em estrita consonância com seu mandato sob as regras da OSCE para realizar o trabalho de verificação militar.

Schneider, que tinha a cabeça raspada, barba bem curta e vestia uma camisa de botão xadrez, disse a jornalistas que "não tinha sido tocado" e que não houve nenhum maltrato físico ao grupo. "Todos os funcionários europeus estão em boa saúde e ninguém está doente", disse Schneider.

"Não temos nenhuma indicação de quando seremos enviados de volta para nossos países", disse Schneider. "Desejamos do fundo de nossos corações que voltemos para nossas nações tão logo quanto possível."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade