PUBLICIDADE

Europa

Por greve do metrô, Londres tem 8 mil ônibus nas ruas

Paralisação começou na noite de segunda-feira e pode durar 48h; funcionários reclamam do fechamento de bilheterias, que custará emprego de mil pessoas

29 abr 2014 - 10h05
(atualizado às 10h29)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Greve de metroviários lota estações em Londres</p>
Greve de metroviários lota estações em Londres
Foto: Reuters

Usuários do metrô de Londres enfrentam dificuldades no transporte nesta terça-feira devido a uma greve dos funcionários que deve durar, pelo menos, 48 horas.  As informações são do The Independent.

Representantes da União do transporte Ferroviário e Marítimo (RMT) fazem uma paralisação desde a noite da segunda-feira, em protesto contra planos de fechar bilheteiras de metrô, substituindo-as por máquinas – e a consequente demissão em massa de mil funcionários.

Para tentar suprir a falta ou o funcionamento lento de algumas linhas dos trens, o governo britânico colocou quase 8.000 ônibus nas ruas – a maior quantia já operada em Londres – com um número extra de 266 veículos em serviço.

O sindicato informou que o fechamento das bilheterias vai custar centenas de postos de trabalho e ameaça a segurança. Mas a empresa de metrô London Underground (LU) afirma que apenas três por cento dos bilhetes são comprados em postos de venda.

A hora do rush da manhã desta terça-feira foi marcada por filas enormes de pessoas que esperavam pelos trens. Na estação de Euston, no norte de Londres, por exemplo, centenas de clientes se aglomeraram ao redor da entrada.

A decisão da greve foi fortemente criticada pela empresa London Underground e pelo prefeito de Londres, Boris Johnson, que acusou a liderança da RMT de ser “contra a modernização”.

Se as reivindicações não forem atendidas, os membros do RMT disseram que Londres será palco de uma nova paralisação – e, desta vez, por 72 horas – a partir de 21h da próxima segunda-feira, 5 de maio.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade