PUBLICIDADE

Europa

Mais de 250 pessoas morreram em 2 meses no leste da Ucrânia

Violência entre insurgentes pró-russos e forças do governo deixou 270 mortos entre Abril e Maio deste ano

11 jun 2014 - 16h41
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Um militante separatista pr&oacute;-russo &eacute; visto caminhando ao lado de sua fam&iacute;lia em uma rodovia em Lugansk, no leste ucraniano</p>
Um militante separatista pró-russo é visto caminhando ao lado de sua família em uma rodovia em Lugansk, no leste ucraniano
Foto: Reuters

A violência entre insurgentes pró-russos e as forças ucranianas no leste da Ucrânia deixou 270 mortos em dois meses, indicou nesta quarta-feira o ministério da Saúde ucraniano.

Só na região de Donetsk, onde foram registrados os combates mais violentos, 225 pessoas morreram, incluindo duas crianças e oito mulheres. Os serviços médicos também contabilizaram 576 feridos, segundo o ministério em um comunicado.

Na região vizinha de Lugansk, houve 45 mortos e 137 feridos.

As forças ucranianas lançaram uma ofensiva há dois meses para acabar com a insurreição pró-russa no leste da Ucrânia, onde separatistas proclamaram duas "Repúblicas Independentes" em Donetsk e em Lugansk.

A ofensiva está concentrada principalmente nos arredores de Slaviansk, na região de Donetsk.

Na quarta-feira, homens armados tomaram o controle dos serviços de segurança locais (SBU) em Makiivka, a terceira maior cidade da região de Donestsk.

Na terça-feira, o novo presidente ucraniano, Petro Poroshenko, ordenou a criação de corredores humanitários, reivindicados por Moscou, para os civis que querem sair da zona de combate.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade