PUBLICIDADE

Europa

Justiça inocenta mafiosos de ameaças a jornalista italiano

Escritor Roberto Saviano recebeu ameaças pelo livro Gomorra

10 nov 2014 - 14h58
(atualizado às 17h04)
Compartilhar
Exibir comentários
<p class="text">Roberto Saviano se infiltrou em setores da máfia italiana para acompanhar seu funcionamento e escrever o livro Gomorra, publicado em 2006</p>
Roberto Saviano se infiltrou em setores da máfia italiana para acompanhar seu funcionamento e escrever o livro Gomorra, publicado em 2006
Foto: Twitter

A Justiça italiana absolveu nesta segunda-feira os mafiosos Francesco Bidognetti e Antonio Iovine pelo crime de ameaças ao jornalista Roberto Saviano, autor do livro Gomorra, sobre a Camorra, máfia napolitana. 

Saviavo compareceu ao Tribunal de Nápoles para acompanhar a leitura da sentença. Ele e a jornalista Rosaria Capacchione teriam recebido ameaças dos líderes do clã mafioso Casalesi, Francesco Bidognetti e Antonio Iovine. Também são réus dois advogados dos mafiosos. 

"Para mim, este é um dia decisivo. Acredito que é um processo importante. Tento ser objetivo, mesmo estando envolvivo na história. Estou ansioso porque há anos vivo nesta situação [de ameaças]", contou antes do veredito o escritor, que, desde quando publicou Gomorra, precisa de escolta policial. Ele destacou que, nunca na história da criminalidade, um chefe mafioso se expôs tanto graças à liberdade de imprensa.

"Esse processo foi muito difícil para mim. Em alguns momentos, a defesa dos mafiosos tentou me processar, tirar minha credibilidade. Além disso, tive um certo isolamento, já que a imprensa evitava falar do caso", disse Saviano.

O livro de Saviano, publicado em 2006 e que chegou a inspirar um filme homônimo, narra toda a estrutura da Camorra, que opera no sul da Itália. O jornalista se infiltrou em setores da máfia para acompanhar seu funcionamento. 

Lançado no Brasil em 2009, o livro foi o sétimo mais vendido na categoria de "não-ficção". Com tradução em 52 países, foram mais de 10 milhões de cópias vendidas em todo o mundo

Fonte: Ansa Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade