PUBLICIDADE

Europa

Ligação entre Berlusconi e máfia italiana é confirmada

Ex-premiê italiano chamou decisão de juízes de "tendenciosa"; Berlusconi não será julgado por crime, pois já prescreveu

13 mai 2014 - 10h11
(atualizado às 10h22)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Nesta segunda-feira, Berlusconi atacou os juízes dizendo que conclusões foram tendenciosas</p><p> </p>
Nesta segunda-feira, Berlusconi atacou os juízes dizendo que conclusões foram tendenciosas
Foto: AFP

Silvio Berlusconi, ex-premiê italiano e um dos políticos mais renomados do mundo, fez negócios com a máfia por cerca de duas décadas. A conclusão é da Suprema Corte de Cassação, em Roma. As informações são do The Independent.

O magnata bilionário, apelidado de Teflon Don, trabalhou com a máfia siciliana Cosa Nostra através de seu intermediário, o ex-senador Marcello Dell'Utri.

Três vezes primeiro-ministro, Berlusconi, 77 anos, sempre negou os rumores de sua ligação com a máfia, que estaria por trás dos grandes investimentos utilizados para alavancar seus negócios de construção e de mídia nos anos 1970 e 1980. Mas os juízes da Suprema Corte aceitaram o pedido do promotor Aurélio Galasso, que afirmou que Marcello Dell’Utri foi intercessor de Berlusconi de 1974 a 1992, em um acordo entre o político e a Cosa Nostra.

Segundo Galasso, o acordo entre Berlusconi e a máfia, feito em 1974, foi implementado de forma voluntária e com conhecimento de causa. Juízes condenaram Dell'Utri, em março passado, a sete anos de prisão, por associação mafiosa,fraude fiscal, contabilidade falsa e cumplicidade na conspiração com a máfia siciliana. Porém, Berlusconi não vai será julgado por suas ligações com a máfia, porque o prazo prescricional para delitos relacionados com mafiosos encerrou.

Nesta segunda-feira, Berlusconi atacou os juízes dizendo que as conclusões foram “tendenciosas”.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade