Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Homicídio atribuído a imigrante provoca protestos violentos em Moscou

13 out 2013 - 14h39
(atualizado às 15h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Protesto pelo homicídio começou pacificamente até que um grupo de jovens quebrou janelas em um shopping center
Protesto pelo homicídio começou pacificamente até que um grupo de jovens quebrou janelas em um shopping center
Foto: Reuters

Manifestantes, alguns entoando cantos racistas, depredaram um shopping center e entraram em confronto com a polícia em Moscou neste domingo, após o homicídio de um jovem que os moradores imputaram a imigrantes do Cáucaso. O protesto pelo homicídio no bairro ao sul de Biryulyovo começou pacificamente até que um grupo de jovens começou a quebrar janelas em um shopping center.

A aglomeração chegou a reunir milhares de pessoas e os manifestantes entraram em confronto com a polícia quando tentativas de prisões foram feitas, disse uma testemunha da Reuters. Fotos mostram pelo menos um policial com ferimentos leves e um vídeo mostra um carro e latas de lixo revirados nas ruas.

Ao deixar o shopping, os manifestantes se dirigiram contra um mercado de vegetais onde, de acordo com moradores, trabalham diversos imigrantes do Cáucaso e da Ásia Central.

Um vídeo publicado no Youtube mostra diversos homens gritando "Poder Branco!" e "Avante Rússia!", enquanto invadiam o shopping. A polícia de Moscou relatou a detenção de cerca de 200 pessoas, de acordo com a agência de notícias Interfax.

Os manifestantes começaram pedindo uma ação mais forte da polícia após um ofensor não identificado esfaquear um homem de 25 anos que caminhava para casa com sua namorada na quinta-feira à noite.

A principal agência de investigação russa disse estar examinando o homicídio.

A tensão persistente entre russos e imigrantes do Cáucaso e Ásia Central ocasionalmente provoca episódios violentos em Moscou e outras cidades.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse neste mês que a Rússia precisa de operários imigrantes em indústrias como a de construção, mas - em um aceno ao sentimento contra os imigrantes - ele sugeriu que o número de estrangeiros poderia ser restringido em outros setores, como no comércio.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade