PUBLICIDADE

Europa

Turquia e CIA responsabilizam Estado Islâmico por atentado

29 jun 2016 - 15h43
(atualizado às 17h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

O triplo atentado cometido ontem por três terroristas suicidas no aeroporto de Istambul e que deixou 41 mortos foi realizado pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI), afirmou nesta quarta-feira o primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim, em entrevista coletiva transmitida ao vivo pela rede de televisão NTV.

"Continuamos pensando que foi o EI", disse Yildirim em resposta a uma pergunta sobre a autoria do atentado, reafirmando assim os primeiros indícios apontados pelo governo. "A investigação afirma que foi o Estado Islâmico, e em poucos dias divulgaremos os nomes e outros detalhes dos terroristas", declarou.

Yildirim também rejeitou especulações sobre falta de segurança no aeroporto alegando que os terroristas se explodiram perto do controle de raio-X da sala de embarque porque não poderiam passar por ele com suas armas.

Segundo os dados divulgados hoje às 12h pelo escritório do governador de Istambul, dez dos 41 mortos eram estrangeiros e três tinham dupla nacionalidade (turca e de outros países), mas as autoridades não especificaram ainda os países de origem das vítimas.

Ataque tem assinatura do Estado Islâmico, diz CIA

O diretor da Agência de Inteligência dos Estados Unidos (CIA), John Brennan, afirmou que o atentato terrorista ocorrido no aeroporto de Ataturk, em Istambul, na Turquia tem "os sinais distintivos da depravação do Estado Islâmico". A fala do responsável pela CIA ocorreu durante um Conselho das Relações Internacionais.

Analistas veem o ataque no aeroporto turco como uma repetição do ocorrido em Bruxelas, no dia 22 de março. O modus operandi da ação foi a mesma: kamikazes foram ao local e ativaram os explosivos. Ainda nenhum grupo assumiu a autoria do ataque.

Com informações da Agência Ansa.

Turquia confirma 41 mortos em ataque a aeroporto em Istambul:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade