PUBLICIDADE

Europa

França se despede dos cartunistas Wolinski e Tignous

Desenhistas foram mortos no ataque à redação da revista Charlie Hebdo, em Paris, na semana passada

15 jan 2015 - 15h34
(atualizado às 15h42)
Compartilhar
Exibir comentários
Homem carrega cartaz "homenagem a nossos heróis" em frente ao cemitério de Montparnasse
Homem carrega cartaz "homenagem a nossos heróis" em frente ao cemitério de Montparnasse
Foto: Fernando Diniz / Terra

Sob uma fina chuva em pleno inverno parisiense, os cartunistas Georges Wolinski, 80 anos, e Tignous, 57 anos, foram enterrados, na tarde desta quinta-feira, em Paris. Centenas de pessoas foram aos cemitérios de Montparnasse e Père-Lachaise prestar as últimas homenagens aos dois desenhistas mortos no ataque à redação da revista Charlie Hebdo, na semana passada.

A despedida de Wolisnki começou em uma cerimônia fechada no Père-Lachaise, onde o corpo do cartunista foi cremado. As cinzas do cartunista foram enterradas em Montparnasse, onde amigos, familiares e fãs foram se despedir.

Em uma cerimônia sóbria, a filha de Wolinski leu um pequeno texto do poeta Giacomo Leopardi, o preferido de seu pai. Depois, as pessoas presentes fizeram uma fila para colocar flores no jazigo onde a urna foi depositada.

“Toda a equipe do Charlie Hebdo era uma família. Eles acompanharam toda minha infância, desde pequeno lia Wolinski, Cabu... é muito perturbador, ser morto por causa de um desenho”, disse o ativista Voltuan, enquanto segurava um cartaz com a frase “homenagem a nossos heróis”.

As homenagens a Tignous começaram na prefeitura da cidade de Montreuil e, durante a tarde, o corpo do cartunista foi enterrado no cemitério Père-Lachaise.  

Foto: Arte Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade