PUBLICIDADE

Europa

França: greve de ferroviários é irresponsável, diz ministro

A paralisação completou seis dias e já teria causado prejuízo de até 100 milhões de euros, segundo o governo

16 jun 2014 - 14h18
(atualizado às 14h31)
Compartilhar
Exibir comentários
Os ferroviários franceses continuaram com a greve nesta segunda-feira, com isso a paralisação chega ao 6º dia
Os ferroviários franceses continuaram com a greve nesta segunda-feira, com isso a paralisação chega ao 6º dia
Foto: AFP

O primeiro ministro francês Manuel Valls recusou, nesta segunda-feira, um acordo com os ferroviários que estão em greve. A paralisação chegou hoje ao sexto dia.

“Essa paralisação é irresponsável”, disse Valls em entrevista à rádio France Info. Segundo o governo, a greve já causou um prejuízo entre  80 e 100 milhões de euros, disse o chefe da SNCF (estatal que administra o sistema ferroviário), Guilaume Pepy.

Os funcionários pedem 14,7% de reajuste salarial.  Para tentar amenizar os efeitos da greve, o governo e a SNCF fizeram um planejamento especial para que o sistema de ônibus ajudasse a transportar a população, principalmente, alunos que estão no período de provas no último semestre escolar. 

A paralisação teve início da última quarta-feira, 11 e provocou uma das piores interrupções nesses serviços no país nos últimos anos. Além do reajuste, os sindicados querem que o governo abandone os planos de uma reforma que colocaria a operadora de serviços SNCF e a rede de ferrovias RFF em uma única holding, mas, no entanto, as preservaria como entidades separadas.

Os grevistas querem que as duas sejam fundidas em uma única operação, como foi o caso até 1997, e também exigem que o governo assuma os cerca de 40 bilhões de euros da dívida das duas empresas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade