PUBLICIDADE

Europa

EUA saúda acordo na Ucrânia e pede aplicação imediata

A Rússia não assinou o documento mas negou que seja contra o estabelecimento de um compromisso

21 fev 2014 - 15h46
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos saudaram nesta sexta-feira o acordo alcançado para acabar com a crise política na Ucrânia entre o governo os manifestantes opositores, e pediu que sua aplicação seja imediata. “(O pacto) é congruente com o que temos defendido ao pedir uma redução da violência, mudanças constitucionais, um governo de coalizão e eleições antecipadas’, disse o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.

Já o emissário não assinou o acordo que prevê uma saída para a crise na Ucrânia, mas segundo o Ministério russo das Relações Exteriores, “isso não significa que a Rússia não apoia um compromisso”.

Um dia depois de um banho de sangue em Kiev, o presidente ucraniano, Viktor Yanukovytch, e os líderes opositores assinaram um acordo para acabar com a crise na Ucrânia, que inclui eleições antecipadas, uma reforma constitucional e um governo de unidade nacional.

O acordo, assinado na presença de mediadores da Alemanha, França e Polônia, prevê concessões à oposição, que ocupa há três meses a Praça da Independência em Kiev, onde mais de 70 pessoas morreram desde o dia 18 em confrontos com a polícia. Veja imagens dos protestos logo abaixo.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade