PUBLICIDADE

Europa

Especialistas se reúnem em Genebra por surto de Ebola

Duzentos especialistas vão discutir as possibilidades de produção e utilização de tratamentos experimentais

4 set 2014 - 08h42
(atualizado às 08h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Especialistas discutem possibilidades de tratamento em uma reunião fechada em Genebra
Especialistas discutem possibilidades de tratamento em uma reunião fechada em Genebra
Foto: Denis Balibouse / Reuters

Cerca de 200 especialistas se reúnem nesta quinta e sexta-feira em Genebra para fazer um balanço sobre os tratamentos experimentais contra o vírus do Ebola, que se propaga em alta velocidade no oeste da África e, segundo a OMS, ameaça mais de 20 mil pessoas.

Os especialistas, reunidos a portas fechadas em um hotel perto do aeroporto de Genebra, analisarão "as possibilidades de produção e utilização destes tratamentos" experimentais, informou a Organização Mundial de Saúde (OMS), que convocou a reunião.

O principal objetivo da reunião é "informar as autoridades regulamentares nacionais sobre a situação dos produtos suscetíveis de ser utilizados e favorecer os contatos entre os países afetados e os fabricantes", acrescentou.

Segundo a OMS, o avanço dos casos do vírus do Ebola na África Ocidental "não tem precedentes por seu alcance e complexidade e pela carga que representa para os sistemas de saúde".

Em seu último balanço na quarta-feira, a diretora-geral da organização, Margaret Chan, informou sobre mais de 1.900 mortos de um total de 3.500 casos. Na semana passada contabilizava 1.552 falecidos de 3.069 casos.

Para combater o vírus vários métodos estão sendo desenvolvidos, como produtos sanguíneos, terapias imunológicas, medicamentos ou vacinas, mas até o momento nenhum deles foi homologado para um uso padrão.

Em agosto, um grupo de especialistas reunidos pela OMS considerou ético que nas circunstâncias particulares atuais e sob condições estes métodos sejam propostos como tratamentos potenciais, embora ainda não se saiba se são realmente eficazes.

Foto: Arte Terra

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade