Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Espanha aprova lei que concede dupla nacionalidade a judeus sefarditas

11 jun 2015 - 17h56
Compartilhar
Exibir comentários

O Parlamento da Espanha aprovou nesta quinta-feira uma lei que permite aos descendentes de judeus sefarditas obter a nacionalidade espanhola, mais de cinco séculos depois que seus antepassados foram expulsos do país.

A lei pode permitir que um número estimado de 3,5 milhões de judeus sefarditas, cujas famílias se estabeleceram em Israel, Estados Unidos, Argentina, França e em outros lugares, entrem com pedidos de cidadania. Eles não têm que renunciar à nacionalidade atual.

Porém, o número de pessoas poderá ser muito mais baixo, em torno de dezenas de milhares, preveem grupos judaicos e o governo espanhol.

A lei, sugerida no ano passado pelo governo de centro-direita da Espanha, tem ressonância histórica mais de 500 anos depois que os reis católicos de Espanha Isabel e Fernando ordenaram que judeus e muçulmanos se convertessem ou deixassem o país.

Cerca de 300 mil judeus viviam na Espanha antes de 1492, originalmente vindos do norte da África. Os judeus sefarditas tinham grande presença em cidades medievais, como Toledo e Córdoba.

(Reportagem de Sarah White)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade