Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Contraproposta europeia a plano americano para a Ucrânia 'não é construtiva', diz Kremlin

O Kremlin afirmou na segunda-feira (24) que "não recebeu nenhuma informação" após as conversas em Genebra entre os Estados Unidos e a Ucrânia sobre a proposta do presidente Donald Trump, que incorpora exigências de Moscou. Em resposta às contrapropostas europeias divulgadas pela imprensa, o conselheiro diplomático de Vladimir Putin declarou que, "à primeira vista", esse plano "não é nada construtivo e é inaceitável" para Moscou.

24 nov 2025 - 16h21
Compartilhar
Exibir comentários

"Ainda não recebemos nada oficial", declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, durante sua coletiva de imprensa diária na segunda-feira (24). Após um fim de semana diplomático turbulento e vazamentos para a imprensa sobre os contraplanos americanos e europeus, a Rússia mantém sua posição sobre a exigência de negociações discretas baseadas em documentos oficiais.

Militar da 93ª Brigada Mecanizada Separada Kholodnyi Yar das Forças Armadas da Ucrânia em uma caminhonete enquanto seu colega prepara sistemas de guerra eletrônica, antes de uma missão de combate, em 20 de novembro de 2025.
Militar da 93ª Brigada Mecanizada Separada Kholodnyi Yar das Forças Armadas da Ucrânia em uma caminhonete enquanto seu colega prepara sistemas de guerra eletrônica, antes de uma missão de combate, em 20 de novembro de 2025.
Foto: REUTERS - Anatolii Stepanov / RFI

"Como já afirmamos, acreditamos ser impossível e inadequado conduzir discussões por meio da mídia. Esse é o primeiro ponto. E não desejamos prosseguir dessa forma. Vocês propõem comparar o conteúdo das reportagens. Não sabemos a veracidade dessas informações. Não sabemos em que medida elas correspondem à realidade. Esta é uma questão muito importante e complexa para nos basearmos exclusivamente na mídia. Devemos nos basear principalmente em informações de fontes oficiais. Ainda não dispomos dessas informações e não desejamos fazer comparações neste momento", disse Dmitry Peskov.

Contrapropostas inaceitáveis

Moscou revelou muito pouco de sua posição. O assessor diplomático de Vladimir Putin, Yuri Ushakov, indicou que existe a possibilidade de conversas entre EUA e Rússia sobre o plano de paz, mas ainda não está claro. "Há sinais, mas ainda não há um acordo concreto para uma reunião", afirmou, segundo a agência oficial russa TASS.

Segundo Ushakov, o governo russo acredita que as contrapropostas europeias ao plano de paz de 28 pontos dos EUA para a Ucrânia não são construtivas e são simplesmente inaceitáveis.

"Em relação aos planos que estão circulando, nesta manhã (segunda-feira) ficamos sabendo de um plano europeu que, à primeira vista, não é nada construtivo e é inaceitável para nós", disse a repórteres em Moscou.

Os europeus apresentaram uma versão revisada do plano americano para a Ucrânia, que contesta os limites propostos para as forças armadas de Kiev e as concessões territoriais previstas.

"Mas Rubio anunciou que as negociações em Genebra com os ucranianos satisfizeram plenamente o lado americano. Ele também disse que havia 28 pontos, depois 26; há muitas coisas e muita especulação. Não sabemos em quem acreditar, mas acreditamos no que vimos e no que nos foi comunicado pelos canais adequados", afirmou acrescentando que algumas propostas exigiriam uma discussão mais aprofundada.

RFI e AFP

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade