Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Brasileiro é preso acusado de integrar Estado Islâmico

Polícia da Catalunha prendeu o jovem de Formosa (GO) após investigações

20 dez 2014 - 10h07
Compartilhar
Exibir comentários
Policiais mascarados espanhóis prendem uma mulher suspeita de participar de uma organização que recrutava mulheres para os jihadistas do Estado Islâmico
Policiais mascarados espanhóis prendem uma mulher suspeita de participar de uma organização que recrutava mulheres para os jihadistas do Estado Islâmico
Foto: Jesus Blasco de Avellaneda / Reuters

Um brasileiro de 18 anos convertido ao islamismo foi preso pela Interpol, acusado de integrar a facção radical Estado Islâmico, segundo informações publicadas neste sábado pelo jornal Folha de S.Paulo. O jovem, que é da cidade de Formosa, em Goiás, responderá processo na Justiça espanhola por terrorismo. A detenção foi na segunda-feira, mas a polícia espanhola revelou apenas ontem.

De acordo com o jornal, o brasileiro foi detido quando viajava da Catalunha, na Espanha, onde residia, à Síria, para lutar com o grupo extremista no país. Ele foi preso quando tentava cruzar a fronteira da Bulgária com a Turquia. Dois marroquinos que viajavam com ele também foram presos. Os três foram os únicos capturados de um grupo de 20 pessoas que deixou a Catalunha este ano para unir-se ao Estado Islâmico.

De acordo com o jornal, a os investigadores ficaram surpresos com a presença do brasileiro, já que ele é mais novo que a idade média do grupo – de 26 anos – e é o único dos 20 que não vem de um país com forte influência do islamismo. Segundo as investigações, o jovem se converteu ao islamismo na Catalunha. Depois, se radicalizou e começou a buscar informações sobre como integrar as fileiras do EI, diz o jornal.

O brasileiro e os dois marroquinos estão presos na sede da agência búlgara, e na segunda-feira o governo espanhol pedirá a extradição dos três à Espanha, diz o jornal.

Desvendando o Estado Islâmico Desvendando o Estado Islâmico

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade