PUBLICIDADE

Europa

Berlusconi: única solução para Itália é governo de união

Itália vive crise política desde que as eleições realizadas no fim de fevereiro

29 mar 2013 - 09h58
(atualizado às 10h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Berlusconi deixa reunião com o presidente Giorgio Napolitano no Palácio Quirinale, em Roma
Berlusconi deixa reunião com o presidente Giorgio Napolitano no Palácio Quirinale, em Roma
Foto: Reuters

O ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi voltou a afirmar que a única solução para que a Itália saia da estagnação política gerada pelos resultados das eleições gerais é a de formar um governo de união nacional.

Berlusconi fez esta declaração ao sair da reunião que teve nesta sexta-feira com o presidente da República, Giorgio Napolitano, que abriu uma rodada de consultas com as principais formações políticas depois do fracasso do líder da coalizão de centro-esquerda, Pier Luigi Bersani, em formar um governo.

Berlusconi afirmou que "a posição da coalizão de centro-direita não mudou" e que a única solução é "um governo de coalizão" do qual participem tanto seu partido, o Povo da Liberdade (PdL), o Partido Democrata (PD) de Bersani, a Liga Norte e a Escolha Cívica, do líder do governo interino, Mario Monti.

O ex-premiê compareceu ao encontro com Napolitano acompanhado pelo secretário-geral da Liga Norte, Roberto Maroni, que também apoiou a ideia de um governo de unidade liderado por um "político", mas especificou que ambos nunca apoiarão um gabinete tecnocrata como o de Monti.

Berlusconi, como já tinha afirmado na primeira rodada de consultas feita por Napolitano, declarou que tem certeza que as forças políticas podem "chegar a um acordo" para aprovar as reformas econômicas mais urgentes para o país. "Não consideramos que haja outra solução se quisermos dar resultados à situação do país", disse.

Berlusconi acrescentou ainda que, como líder desse governo, ele e Maroni aceitariam tanto Bersani como outro candidato da centro-esquerda, mas não revelou se Napolitano propôs outra personalidade política como alternativa ou qual é sua posição a respeito.

O PdL abriu hoje a nova rodada de consultas de Napolitano, que continuará às 16h locais (12h de Brasília) com o Movimento Cinco Estrelas do comediante Beppe Grillo, uma hora mais tarde com o partido Escolha Cívica e terminará às 18h com o PD.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade