PUBLICIDADE

Europa

Autoridades russas dizem que não receberam pedido de asilo de Snowden

13 jul 2013 - 06h46
(atualizado às 06h52)
Compartilhar
Exibir comentários

As autoridades russas ainda não receberam o pedido formal de asilo do ex-técnico da CIA Edward Snowden, declarou neste sábado o chefe do Serviço Federal de Migração (SFM) da Rússia, Konstantin Romodanovski.

Edward Snowden é acusado de espionagem, roubo e uso indevido de propriedade do governo dos EUA
Edward Snowden é acusado de espionagem, roubo e uso indevido de propriedade do governo dos EUA
Foto: AP

"Até hoje não recebemos nenhuma solicitação de Snowden", declarou o chefe do SFM à agência Interfax. Romodanovski acrescentou que, caso o pedido venha a ser efetuado, "este será examinado de acordo ao que a lei estabelece".

Snowden, que desde o último dia 23 de junho se encontra na zona de trânsito do aeroporto moscovita de Sheremetyevo, anunciou ontem que solicitará asilo político à Rússia perante a impossibilidade de voar aos países latino-americanos que lhe oferecem refúgio.

O ex-técnico da CIA, que revelou à imprensa uma trama de espionagem em massa das comunicações pelos serviços secretos dos Estados Unidos, fez este anúncio durante uma reunião com representantes de organizações de direitos humanos realizada no próprio aeroporto de Sheremetyevo.

Segundo os participantes da reunião, Snowden, procurado pela justiça dos EUA, se comprometeu a não prejudicar os interesses americanos, condição imposta pela Rússia para lhe conceder o asilo político.

"Para obter asilo político é preciso cumprir determinados procedimentos, e o primeiro passo é se dirigir ao Serviço Federal de Migração", afirmou hoje o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, ao comentar o anúncio de Snowden.

Lavrov ressaltou que as autoridades russas não mantêm contato com Snowden e que soube da citada reunião do ex-técnico da CIA através da imprensa.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade