PUBLICIDADE

Mundo

EUA impõem sanções sobre companhias iranianas após lançamento de satélite

28 jul 2017 - 20h18
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos impuseram sanções nesta sexta-feira sobre seis subsidiárias de uma companhia essencial ao programa de mísseis balísticos do Irã, citando contínuas "ações provocativas", como o lançamento de Teerã de um foguete capaz de colocar um satélite em órbita.

Secretário de Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, durante audiência no Senado dos Estados Unidos, em Washington
26/07/2017 REUTERS/Eric Thayer
Secretário de Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, durante audiência no Senado dos Estados Unidos, em Washington 26/07/2017 REUTERS/Eric Thayer
Foto: Reuters

O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro dos Estados Unidos impôs sanções sobre seis companhias iranianas pertencentes ou controladas pelo Shahid Hemmat Industrial Group. A ação habilita o governo dos EUA a bloquear qualquer propriedade da companhia sob sua jurisdição e impede cidadãos norte-americanos de realizarem negócios com as empresas.

"Estas sanções... destacam as profundas preocupações dos Estados Unidos com o contínuo desenvolvimento e testes de mísseis balísticos e outros comportamentos provocativos do Irã", disse o secretário do Tesouro dos EUA, Steve Mnuchin, em comunicado.

"O governo dos EUA irá continuar a conter agressivamente a atividade do Irã relacionada a mísseis balísticos, seja um lançamento espacial provocativo... ou possível apoio a ataques de mísseis iemenitas houthi na Arábia Saudita, como ocorreu no fim de semana passado", disse Mnuchin.

As seis unidades do Shahid Hemmat que foram alvos de sanções norte-americanas fabricam componentes de mísseis, armações aéreas de mísseis, motores de mísseis balísticos com propulsores de líquidos, sistemas de guia e controle. As unidades também realizam pesquisas e manutenções relacionadas a mísseis.

A ação do Tesouro foi anunciada somente horas após o Senado dos Estados Unidos votar quase unanimemente para impor novas sanções sobre Irã, Rússia e Coreia do Norte.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade