PUBLICIDADE

Mundo

EUA estariam tentando reunir 2 mil famílias de imigrantes

Crianças foram separadas dos pais devido a política de "tolerância zero" iniciada por Donald Trump

24 jun 2018 - 11h04
(atualizado às 11h52)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo dos EUA disse que ainda tem 2.053 crianças sob custódia que foram separadas dos pais diante da política de imigração "tolerância zero" do presidente Donald Trump, e definiu seus planos mais detalhados até agora para reunir as famílias.

O Departamento de Segurança Interna (DHS) disse no sábado que tinha um processo "bem coordenado" - em face das críticas de advogados de pais e crianças que disseram ter visto pouca evidência de um sistema organizado.

Fronteira entre México e EUA, um dos pontos de entrada de imigrantes
Fronteira entre México e EUA, um dos pontos de entrada de imigrantes
Foto: Loren Elliott / Reuters

Um total de 522 crianças já haviam se reunido com os pais, acrescentou a agência em um artigo publicado três dias depois que Trump acabou com sua política de separar famílias na fronteira com o México.

As imagens de vídeos de crianças em jaulas provocaram indignação local e no exterior.

"O governo dos Estados Unidos sabe a localização de todas as crianças sob sua custódia e está trabalhando para reuni-las com suas famílias", disse o DHS.

Os novos detalhes vieram depois de mais de dois meses de confusão sobre como os pais migrantes detidos - que são transferidos de uma instalação para outra, administrados por diferentes agências governamentais - seriam reunidos com seus filhos, que são enviados a abrigos e casas espalhadas pelo país.

A ficha informativa dizia que a administração Trump tem um processo de como os pais seriam reunidos com seus filhos "para fins de remoção" ou deportação.

O processo de deportação pode levar meses para ser concluído, e a ficha informativa não diz se pais e filhos se reuniriam no período intermediário. Os funcionários do DHS não responderam imediatamente às perguntas sobre o processo explicado na ficha informativa.

Veja também

Ativistas confrontam comerciantes de carne de cachorro:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade