Trump afirma que pode distribuir dinheiro das tarifas à população de média e baixa renda dos EUA
Nova fase do chamado 'tarifaço' está prevista para começar nesta semana
Trump sugeriu destinar recursos arrecadados com tarifas comerciais para beneficiar cidadãos americanos de média e baixa renda, enquanto eleva tarifas ao Brasil, alegando ameaças à segurança e economia dos EUA.
O presidente Donald Trump deu uma declaração que pode ser considerada surpreendente no último domingo, 3. Ao falar sobre o resultado das tarifas impostas aos parceiros comerciais dos EUA, Trump afirmou que existe a possibilidade de distribuir o dinheiro entre alguns norte-americanos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Pode haver uma distribuição ou um dividendo para o povo do nosso país, eu diria que para as pessoas de renda média e baixa, poderíamos fazer um dividendo", disse aos jornalistas, ao deixar seu clube de golfe em Nova Jersey.
Vale lembrar que na semana passada Trump assinou uma ordem executiva que altera as tarifas recíprocas impostas a diversos países, com alíquotas que agora vão de 10% a 41% e entrarão em vigor a partir de 7 de agosto.
No caso, o Brasil segue como o país mais tarifado por Trump, com alíquotas de 50% e que estarão em vigor a partir da próxima quarta-feira, 7. A lista, no entanto, conta com 694 exceções. Veja quais são elas aqui!
De acordo com a Casa Branca, a alta imposição tarifária ao Brasil se deve a ações do governo brasileiro que representam uma 'ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos EUA'.