PUBLICIDADE

Estados Unidos

Suspeito por atentado em Boston 'queria punir os EUA'

Tsarnaev está sendo julgado pelo atentado na Maratona de Boston, em 2013

6 abr 2015 - 20h23
(atualizado às 21h07)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Se condenado, Tsarnaev, muçulmano americano de origem tchetchena que tinha 19 anos à epoca do atentado, pode ser sentenciado à prisão perpétua ou à pena de morte</p>
Se condenado, Tsarnaev, muçulmano americano de origem tchetchena que tinha 19 anos à epoca do atentado, pode ser sentenciado à prisão perpétua ou à pena de morte
Foto: AP

O acusado pelo atentado à Maratona de Boston em abril de 2013, Dzhokar Tsarnaev, queria "punir os Estados Unidos", disse nesta segunda-feira (06) a Promotoria durante o julgamento do caso.

Os advogados de Tsarnaev admitiram que ele realizou o atentado, mas alegam que ele foi influenciado por seu irmão mais velho, Tamerlan, extremista que também participou do ato e que foi morto em enfrentamento com a polícia dias depois.

Se condenado, Tsarnaev, muçulmano americano de origem tchetchena que tinha 19 anos à epoca do atentado, pode ser sentenciado à prisão perpétua ou à pena de morte.

Trinta acusações recaem sobre ele.

O júri deve começar suas deliberações nesta terça-feira, após os dois lados finalizarem seus argumentos.

O atentado, realizado com duas bombas repletas de pregos, deixou três mortos - incluindo um menino de oito anos - e mais de 260 feridos.

Um policial também foi morto depois, durante a caçada aos irmãos Tsarnaev.

Divulgadas novas imagens do atentado na maratona de Boston:

O promotor-assistente Aloke Chakravarty afirmou que Tsarnaev realizou o atentado durante a maratona porque as atenções do mundo recaíam sobre a cidade americana naquele dia.

"Ele queria aterrorizar este país", disse Chakravarty diante dos jurados, chamando Tsarnaev de "terrorista". "O réu achava que seus valores eram mais importantes do que as pessoas ao seu redor. Ele queria punir os EUA pelo que (o país) estava fazendo ao seu povo."

Influência

A defesa, como esperado, argumentou que o réu estava sob a influência do irmão mais velho, que orquestrou o atentado. O objetivo é evitar que Tsarnaev seja condenado à pena de morte.

"Tamerlan montou as bombas, matou o policial; Tamerlan liderou, e Dzhokhar o seguiu", disse a advogada Judy Clarke. "Não negamos que Dzhokhar tenha participado plenamente do ocorrido, mas, se não fosse por Tamerlan, (o atentado) não teria acontecido."

Ela se referiu a ele várias vezes como "adolescente" ou "garoto".

Julgamento de atentado em Boston tem data marcada:

O tribunal estava repleto de pessoas afetadas pelo atentado e pela subsequente caçada aos suspeitos, incluindo vítimas que tiveram membros amputados.

Se Tsarnaev for condenado, uma segunda fase do julgamento determinará sua punição, e o júri terá que decidir se ele será condenado ou não à pena capital.

O atentado à Maratona de Boston foi o mais mortal em solo americano desde o 11 de Setembro.

Jacques Fernandes Jenna Collins Maria Nascimento christi Nancy Adilson shelly

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade