Mitt Romney busca apoio dos conservadores americanos
Os pré-candidatos republicanos à Casa Branca participavam nesta sexta-feira de um encontro anual dos conservadores em Washington, onde o moderado Mitt Romney, de Massachusetts, busca o apoio da base de seu partido para se confirmar na condição de favorito.
Eleições presidenciais nos EUA: acompanhe as primárias do Partido Republicano
A Conferência Política dos Conservadores (CPAC), que reúne o núcleo duro dos republicanos, é a prova de fogo para o multimilionário Romney, frente a parte do eleitorado que não necessariamente se simpatiza com ele e que, em alguns casos, chega a ser abertamente hostil.
Em entrevista concedida na quinta-feira à rede Fox News, Romney se mostrou confiante sobre sua capacidade de convencer os conservadores. "Tenho a trajetória de um conservador convencido a respeito dos temas que importam e vou lembrar isso amanhã na CPAC", afirmou.
"Consegui o voto dos conservadores de New Hampshire, dos conservadores da Flórida e dos conservadores de Nevada", acrescentou. "Por isso, não diria que não tenho um bom apoio dos conservadores".
Mas na manhã desta sexta, o utraconservador Rick Santorum foi aclamado depois de suas três vitórias em Minnesota (norte), Misouri (centro) e Colorado (oeste), o que manteve aberta a disputa pela candidatura republicana.
O grande perdedor foi o ex-presidente da Câmara dos Representantes Newt Gingrich, que até agora representava a alternativa conservadora ao moderado Romney.
As primárias republicanas de 2012
No dia 3 de janeiro, foi dada a largada para a escolha do candidato republicano que enfrentará Barack Obama nas eleições presidenciais, no dia 6 de novembro de 2012. Trata-se de um longo processo de realização de primárias nos Estados e territórios americanos, durante o qual os eleitores elegerão delegados que participarão da Convenção Nacional do Partido Republicano, nos dias 27 e 30 de agosto.
Nas primárias, os eleitores vão às urnas e, por meio de voto secreto, escolhem os delegados que representam seus interesses. Além das primárias tradicionais (realizadas na maioria dos Estados), algumas unidades optam pelas caucuses: pequenas assembleias, geralmente compostas por militantes partidários, que têm a mesma função das primárias, mas com a principal diferença de que em uma caucus o voto é público.
As primárias e as caucuses possuem uma quantidade de delegados proporcional ao tamanho da população do Estado que representam, ao passo os pré-candidatos mais votados recebem um número de delegados proporcional à quantidade de votos obtidos. Em 2012, serão 38 primárias e 17 caucuses, que, juntas, distribuirão 2.286 delegados. Será candidato aquele que, na Convenção, obtiver os votos de ao menos 1.144 delegados.