Justiça dos EUA decidirá acesso a vídeos de morte no SeaWorld
A Justiça americana decidiu que definirá caso a caso o acesso dos interessados aos vídeos da morte da treinadora de uma orca no parque SeaWorld, em fevereiro, segundo publica nesta sexta a rede de TV americana CNN. Dawn Brancheau foi morta pela baleia Tilikun em frente ao público, instantes antes de iniciar seu show.
Em seu papel de mediadora, a Justiça divulgou que pesará os interesses públicos, da mídia, por exemplo, e privados, dos familiares da vítima. É possível que um acordo permita que os interessados possam assistir aos vídeos, mas não reproduzi-los. As partes interessadas têm até o dia 5 de abril para solicitar o acesso às imagens, mas não foi definida uma data para a decisão judicial.
Dias atrás, a Justiça da Flórida garantiu ao SeaWorld Parks & Entertainment a participação na ação judicial solicitada há duas semanas pela família de Dawn. Ambas as partes querem evitar a divulgação do vídeo gravado no dia 24 de fevereiro. A treinadora estava interagindo com a orca Tilikum quando o animal a agarrou e a levou para baixo d'água.
Segundo a CNN, trechos do incidente foram gravados por duas câmeras do parque - uma que mostra o que acontece embaixo d'água e outra da torre do parque, segundo informações fornecidas pela família na ação judicial. No entanto, diz a CNN, nenhum dos dois vídeos mostra claramente a treinadora sendo atacada pelo animal.
"Significativamente nenhuma câmera mostra o que ocorreu nos momentos anteriores ao acidente, nem a senhorita Brancheau sendo puxada para água. Não oferecem nada que possa ser usado para identificar as causas desse trágico acidente", diz o texto enviado pela família à Justiça. Os vídeos estão em posse das autoridades policiais e médicas do distrito de Orange.