EUA: morre ex-comandante da Guerra do Golfo, general Norman Schwarzkopf
O general americano Norman Schwarzkopf, que comandou a coalizão internacional durante a primeira Guerra do Golfo, em 1991, morreu em Tampa (Flórida), aos 78 anos, informou nesta quinta-feira à AFP um responsável americano que pediu para não ser identificado.
O ex-presidente George H.W. Bush - que governava os Estados Unidos durante a intervenção militar e hoje está hospitalizado no Texas - saudou o general Schwarzkopf como "um dos maiores chefes militares de sua geração".
"Barbara e eu choramos a perda de um verdadeiro patriota americano e de um dos maiores chefes militares de sua geração". "Um distinto membro desta longa linhagem proveniente de West Point, o general Norm Schwarzkopf resume a crença no dever, no serviço ao país, na nossa liberdade, nesta grande Nação que defendeu durante as mais exigentes crises internacionais", destacou Bush, 88 anos.
Schwarzkopf, conhecido como "Stormin Norman", morreu justamente na cidade na qual ocupou sua última chefia militar, como titutar do Comando Central dos Estados Unidos