PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA iniciam exercício naval no mar Negro perto da Crimeia

Segundo o país, os exercícios navais, que incluem a Bulgária e a Romênia, já estavam previstos antes dos conflitos na Ucrânia

12 mar 2014 - 10h49
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O navio de Guerra Americano 'USS Truxtun' no Estreito de Bósforo, Turquia,  antes de seguir para o Mar Negro</p>
O navio de Guerra Americano 'USS Truxtun' no Estreito de Bósforo, Turquia, antes de seguir para o Mar Negro
Foto: AP

Um exercício conjunto envolvendo as Marinhas dos Estados Unidos, Bulgária e Romênia começou nesta quarta-feira nas águas do mar Negro em frente à península da Crimeia, onde grupos militares russos tomaram o controle das mãos do governo ucraniano.

Os EUA dizem que os exercícios navais já estavam previstos antes da crise na Ucrânia. Mas a atividade manda uma mensagem de firmeza aos membros da Otan preocupados com as intenções da Rússia em seu antigo quintal da Guerra Fria.

A Marinha búlgara disse à agência de notícias Reuters que os exercícios começaram após adiamento de um dia devido a condições climáticas adversas. A Marinha da Romênia não quis comnetar o assunto.

O 'US Truxtun', um destróier norte-americano com mísseis teleguiados que faz parte da Sexta Frota dos EUA, sediada na Itália, juntou-se às manobras com a fragata búlgara Drazki e três embarcações romenas no mar Negro.

O exercício não deve incluir nenhum disparo com armas de fogo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade