PUBLICIDADE

Estados Unidos

Seul e Washington iniciam exercício naval no Mar do Leste

4 fev 2013 - 03h04
(atualizado às 03h16)
Compartilhar
Exibir comentários

Coreia do Sul e Estados Unidos iniciaram nesta segunda-feira um exercício militar conjunto no Mar do Leste (Mar do Japão), informou à Agência Efe um porta-voz do Ministério da Defesa de Seul, em um momento de "alta tensão", após o anúncio norte-coreano de realizar um novo teste nuclear.

O exercício, destinado a "coordenar as forças navais dos dois aliados perante uma eventual provocação da Coreia do Norte", não está relacionado, no entanto, com o possível teste nuclear do país vizinho, já que "estava programado há um ano", assegurou o porta-voz.

A fonte disse que, em todo caso, a península coreana vive um momento de "alta tensão" desde que o regime de Kim Jong-un anunciou há duas semanas que realizará em breve um terceiro teste nuclear "de maior nível" que os dois anteriores realizados em 2006 e 2009.

O exercício naval conjunto incluirá diversas manobras navais como detecção de submarinos, simulacros com fogo real e testes de resposta a ataques com mísseis balísticos, segundo o Exército sul-coreano.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade