PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA: Colorado realiza primeiro divórcio gay após aprovação de lei

31 jul 2013 - 11h36
(atualizado às 11h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Embora não permita legalmente o casamento homossexual, o Colorado possibilita, com base em uma nova lei que entrou em vigor no dia 1º de maio deste ano, que casais do mesmo sexo de outros estados americanos se divorciem em seu território. Este é o caso de Juli Yim e Lorelei Jones, que se casaram no Massachusetts em 2009 e, após problemas no relacionamento, decidiram se separar.

Elas optaram pelo Colorado em razão da nova lei estatual que permite o divórcio de casais homossexuais casados e/ou residente em outros Estados. O caso espelha a situação de muitos casais de mesmo sexo nos Estados Unidos que buscam o casamento em uma unidade federativa que permita a união e depois enfrentam problemas no caso da necessidade da separação.

O caso do divórcio de Juli e Lorelei é o primeiro bem sucedido no Colorado, e atualmente há mais seis casais homossexuais esperando pelo desfecho dos seus pedidos. Além de possibilitar o divórcio de casais de outras unidades da federação, a nova lei deste Estado provê proteções legais à separação, como divisão de bens e responsabilidade financeira sobre entre os cônjuges.

Curiosamente, o casamento homossexual ainda não é legal no Colorado, embora ativistas militem pela mudança desta situação que não deve se alterar pelo menos até o ano que vem. Atualmente, o casamento gay é legal em 13 Estados e na capital federal, Washington; seis outros Estados reconhecem formas de união civil entre pessoas do mesmo sexo.

Texto adaptado de reportagem da agência AP.

Fonte: AP AP - The Associated Press. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser copiado, transmitido, reformado o redistribuido.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade