PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

Hillary Clinton anuncia oficialmente sua candidatura para as eleições de 2016

12 abr 2015 - 16h48
(atualizado às 16h48)
Compartilhar
Exibir comentários

A ex-secretária de Estado, Hillary Clinton, anunciou oficialmente neste domingo sua candidatura pelo Partido Democrata para concorrer nas eleições de 2016 e se transformar, se for eleita, na primeira mulher a chegar à presidência dos Estados Unidos.

"Os americanos superaram tempos economicamente duros, mas o sistema ainda segue favorecendo àqueles que estão no topo. A cada dia os americanos precisam de um lutador, e eu quero ser essa lutadora", diz Hillary em um vídeo divulgado em seu site oficial.

"Me lanço agora a fazer campanha para conseguir seu voto", acrescenta a ex-secretária de Estado.

Um comunicado enviado por seu chefe de campanha a doadores e seguidores informou também da decisão de Hillary de tentar novamente chegar à Casa Branca após a derrota nas primárias democratas de 2008, vencidas pelo atual presidente, Barack Obama.

"Já é oficial: Hillary é candidata à presidência", afirma a nota, que acrescenta que haverá um grande evento de lançamento "formal" da campanha no próximo mês.

A também ex-primeira dama fará hoje mesmo em Des Moines, no estado de Iowa, o primeiro de seus discursos de campanha, um estado historicamente decisivo para as candidaturas presidenciais nos EUA.

Hillary não deve enfrentar grandes rivais nas primárias de seu partido, em marcado contraste com as primárias de 2008, quando partiu como favorita, mas terminou perdendo uma longa batalha contra Obama.

De fato, sua candidatura foi tão esperada que nenhum analista acredita que alguém de seu partido possa tomar seu lugar nas cédulas pelo Partido Democrata em novembro de 2016; enquanto no Partido Republicano quase 20 nomes já manifestaram seu interesse de apresentar-se às primárias.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade