PUBLICIDADE

Estados Unidos

Ebola: americano em navio é isolado por contato com doente

O profissional de saúde foi isolado apesar de não apresentar sintomas, mas teria tido contato com fluidos de infectado

17 out 2014 - 10h13
(atualizado às 10h23)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Enfermeiro isolado em navio seria funcionário do Hospital Texas Health Presbyterian, em Dallas</p>
Enfermeiro isolado em navio seria funcionário do Hospital Texas Health Presbyterian, em Dallas
Foto: Brandon Wade / Reuters

Um profissional do setor de saúde do Estado norte-americano do Texas que pode ter tido contato com fluidos do primeiro paciente diagnosticado com ebola nos Estados Unidos foi isolado em um navio de cruzeiro, apesar de não apresentar nenhum sintoma da doença, informou o Departamento de Estado dos EUA nesta sexta-feira .

O funcionário do Hospital Presbiteriano de Saúde do Texas, que não teve contato direto com o paciente liberiano Thomas Eric Duncan, já falecido, mas poderia ter tido contato com fluidos corporais 19 dias atrás, embarcou em um cruzeiro em Galveston, no domingo, disse a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki, em um comunicado.

As preocupações nos EUA se intensificaram após dois enfermeiros do hospital de Dallas que cuidou de Duncan terem contraído o vírus, que já matou cerca de 4.500 pessoas, a maioria na África Ocidental.

O governo do presidente Barack Obama enfrenta fortes críticas no Congresso por suas ações para conter a doença no país.

O funcionário está sendo monitorado desde segunda-feira e não apresentou febre ou qualquer outro sintoma de ebola, diz o comunicado. Ele e um acompanhante se isolaram voluntariamente em sua cabine, e autoridades norte-americanas estão organizando o seu retorno ao país.

"Estamos trabalhando com a linha de cruzeiro para trazê-los com segurança de volta para os Estados Unidos, por excesso de precaução", disse Psaki no comunicado.

A pessoa deixou o país antes de ser notificada do novo monitoramento intenso do Centro dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças do (CDC), disse o comunicado.

Foto: Terra Arte

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade