Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estados Unidos

Conheça os 11 supostos espiões da Rússia detidos pelos EUA

1 jul 2010 - 15h17
(atualizado às 17h31)
Compartilhar

O FBI deflagrou no início da semana uma operação para prender supostos espiões acusados de repassar informações sigilosas do governo americano para a Rússia. Na ação, dez pessoas foram presas nos Estados Unidos e um 11º suspeito foi detido no Chipre. Conheça os onze suspeitos.

Anna Chapman foi presa na noite de domingo sob acusações de participação em uma rede de espionagem russa
Anna Chapman foi presa na noite de domingo sob acusações de participação em uma rede de espionagem russa
Foto: Odnoklassniki / Reprodução

Richard e Cynthia Murphy

O casal, descrito por vizinhos com a "personificação do subúrbio", foi preso em Montclair, no Estado americano de Nova Jersey. Um dos vizinhos afirmou que Cynthia não poderia ser uma espiã pela atenção que ela dava às suas hortênsias. A mulher trabalhava como agente imobiliária, enquanto Richard ficava em casa cuidando dos filhos do casal.

Mikhail Semenko

Agente de viagens em Arlington, na Virgínia, Semenko fala fluentemnete russo, inglês, espanhol e mandarim. Um colega de trabalho o descreveu como desajeitado, mas muito inteligente.

Donald Heathfield e Tracey Foley

Heathfield é acusado de roubar a identidade de um bebê canadense que morreu em 1963. Ele trabalhava como consultor de gerência em Boston, em Massachussetts, onde morava com a mulher. Foley trabalhava em uma companhia imobiliária, que teria checado a ficha da mulher e não encontrado nada suspeito. Ele á acusado de forjar um passaporte britânico para viajar à Rússia.

Anna Chapman

Acredita-se que a empresária de 28 anos seja filha de um diplomata russo. Ela vivia em Londres e trabalhava no banco Barclays e em uma companhia que alugava jatos particulares antes de se mudar para Nova York em fevereiro deste ano. Ela tinha uma imobiliária online com valor estimado em US$ 2 milhões. Especula-se que o FBI tenha deflagrado a ação após ficar preocupado com a possibilidade de Chapman estar se preparando para voltar à Rússia.

Vicky Pelaez e Juan Lazaro

Pelaez é uma jornalista que trabalhava em um jornal de língua espanhola na cidade de Yonkers, em Nova York. Ela era defensora de Fidel Castro e de Hugo Chávez. Seu marido, Juan Lazaro, era professor de Economia, segundo vizinhos. Ele seria um cidadão peruano nascido no Uruguai, mas gravações de conversas com a mulher apontam que ele teria morado na Sibéria quando criança.

Michael Zottoli e Patricia Mills

Zottoli, um funcionário de uma empresa prestadora do serviço de teleconferências, chegou aos Estados Unidos em 2001. Ele alegava ser um cidadão nova-iorquino que passou a infância em Taiwan. Ele casou com Patricia Mills em 2005. O casal, que morava em Seattle, tinha um filho pequeno. Mills, que alegava ser canadense, mas segundo vizinhos tinha sotaque iugoslavo, chegou ao país em 2003. Ela era dona de casa.

Christopher Metsos

O canadense Metsos foi o 11º suposto espião a ser preso. Ele foi detido no Chipre na terça-feira quando tentava embarcar para a Hungia. Acusado de lavagem de dinheiro, especula-se que ele seria o responsável por realizar pagamentos para a rede de espiões. Metsos, de idade entre 54 e 55 anos, foi libertado após pagar fiança de 26,5 mil euros, mas foi dado como foragido no dia seguinte após não comparecer à audiência obrigatória ante tribunal na capital cipriota, Lacarna.

Com informações dos jornais NY Daily Post e The Seattle Times e da BBC Brasil

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra