Com 44 dias no cargo, Obama começa a ficar grisalho
Helene Cooper
Bem, não demorou muito. Com apenas 44 dias no cargo, o presidente Barack Obama está ficando grisalho. Acontece a todos eles, é claro - Bill Clinton ainda tinha cabelos meio castanhos ao chegar ao posto, mas dois anos mais tarde estava completamente grisalho; os cabelos de George W. Bush também parecem ter embranquecido em um piscar de olhos.
Mas assim tão rápido? "Comecei a perceber pelo final da campanha e nas semanas antes da posse", diz Deborah Willis, co-autora de um livro de fotos sobre a campanha de Obama, que vasculhou mais de cinco mil fotos da Primeira Cabeça tiradas no ano passado.
O grisalho de Obama ainda é localizado, e parece aumentar ou diminuir a depender de seus cortes de cabelo - realizados mais ou menos a cada duas semanas. O barbeiro de Obama, que atende apenas por Zariff, se irrita com os blogueiros que alegam que Obama, 47 anos, está pintando os cabelos, seja de branco para parecer mais distinto, seja de preto para parecer mais moço. "Posso afirmar que o cabelo dele é 100% natural", disse Zariff. "Ele não aceita colorantes".
E apesar dos 16 anos em que vem cuidando de Obama com um corte conhecido como "quo vadis" - uma gíria negra para um corte baixo adotado nos anos 60 -, Zariff diz que não fará piadas com o presidente sobre seus cabelos. "Não zombamos do grisalho de ninguém", ele afirma.
Para um homem que se orgulha de projetar uma imagem despreocupada, as mudanças nas têmporas são prova de que o desgaste físicos e psicológico do cargo - para não mencionar o longo esforço para conquistá-lo - pode estar se fazendo sentir. (Especialistas afirmam que o estresse pode contribuir para o nascimento de cabelos grisalhos).
Obama parece ter percebido a tendência já na metade do ano passado. "Estou na campanha presidencial há 19 meses", ele disse em um evento na Virgínia, em agosto. "O pessoal já começou a perceber que estou muito mais grisalho do que no começo".
Mas com os problemas econômicos, duas guerras em curso e inúmeras outras pressões, o presidente provavelmente verá mais e mais sinais de desgaste no espelho, a cada amanhã.
"Um presidente envelhece dois anos para cada ano passado no posto", disse Michael Roizen, fundador do RealAge, um site que informa o quanto seu corpo é mais velho que você por conta de tantos cigarros e bebidas.
Os cabelos cada vez mais grisalhos são apenas um sinal de que o posto causa danos aos presidentes dos Estados Unidos. Muitos deles (Theodore Roosevelt, Woodrow Wilson, Franklin Roosevelt) também passaram a sofrer de hipertensão, e Clinton passou por uma cirurgia cardíaca ao deixar o posto.
Walt Frazier, um antigo astro do basquete, declarou em entrevista na quarta-feira que Obama deveria começar a pintar o cabelo, como Frazier faz (e Ronald Reagan aparentemente fazia, na opinião de quase todos).
Repetindo o lema de um comercial de colorante para cabelos que ele estrelou em companhia do antigo astro do beisebol Keith Hernandez, no qual um pobre coitado grisalho termina rejeitado por uma mulher em um bar, Frazier tinha o seguinte conselho para Obama: "Grisalho é carta fora do baralho".
Tradução: Paulo Migliacci