PUBLICIDADE

Estados Unidos

Casa Branca se ilumina após legalização do casamento gay

Suprema Corte americana anunciou decisão histórica de legalizar o casamento homossexual em todos os estados

27 jun 2015 - 01h23
(atualizado às 07h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Fachada da Casa Branca foi iluminada com as cores do arco-íris
Fachada da Casa Branca foi iluminada com as cores do arco-íris
Foto: Evan Vucci / AP

A fachada da Casa Branca foi iluminada nesta sexta-feira com as cores do arco-íris para celebrar a histórica decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos que legaliza o casamento homossexual em todos os 50 estados do país.

Cerca de uma centena de pessoas se reuniram na Avenida Pensilvânia, em Washington, para contemplar e fotografar a iluminação, o ponto final de um dia que se transformou em uma grande festa em todos os Estados Unidos.

Pouco antes, a Casa Branca tinha colocado uma imagem da mansão presidencial colorida com o arco-íris em seu perfil oficial no Facebook.

Siga o Terra Notícias no Twitter

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comemorou hoje a decisão do Supremo como "uma vitória" para o país.

"Frequentemente, o progresso chega pouco a pouco, às vezes, damos dois passos à frente, às vezes, damos um passo atrás, empurrado pelo esforço persistente de dedicados cidadãos. Mas, às vezes, há dias como este, quando esse esforço lento e sustentado é recompensado com a justiça que incide como um raio", disse Obama após saber da decisão da Suprema Corte.

A luta pelo casamento entre pessoas do mesmo sexo, considerada por muitas vozes nos Estados Unidos como o maior movimento contemporâneo de direitos civis, chegou hoje a sua estação final: a Suprema Corte, que considerou estas uniões como um "direito" em todo o país.

Até agora, o casamento gay era legal em 37 estados e no Distrito de Columbia - onde fica a capital, Washington - e estava proibido explicitamente em 13.

Casa Branca colocou uma imagem da mansão presidencial colorida com o arco-íris em seu perfil oficial no Facebook
Casa Branca colocou uma imagem da mansão presidencial colorida com o arco-íris em seu perfil oficial no Facebook
Foto: Facebook

A decisão da Suprema Corte é a mais importante sobre o direito ao casamento desde que a proibição das uniões de pessoas de diferentes raças foi derrubada em 1967.

Forçado pelas declarações favoráveis ao casamento entre pessoas do mesmo sexo feitas por seu vice-presidente, Joseph Biden, no dia 6 de maio9 de 2012, Obama disse, finalmente, em uma entrevista três dias depois: "Concluí que para mim é importante afirmar que acredito que os casais do mesmo sexo deveriam poder se casar".

Aquela ocasião foi a primeira em que um presidente dos Estados Unidos se posicionava em favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo, um fato do qual a maioria da população americana era contrária há cerca de cinco anos.

Veja as principais notícias de 26/06 no Brasil e no mundo:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade