PUBLICIDADE

Estados Unidos

Casa Branca adverte que Snowden não deve viajar a outro país além dos EUA

Declaração do porta-voz norte-americano é uma resposta às ofertas de asilo que o jovem recebeu de Nicarágua, Venezuela e Bolívia

8 jul 2013 - 15h19
(atualizado às 16h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Edward Snowden é acusado de espionagem, roubo e uso indevido de propriedade do governo dos EUA
Edward Snowden é acusado de espionagem, roubo e uso indevido de propriedade do governo dos EUA
Foto: AP

A Casa Branca advertiu nesta segunda-feira que ninguém deverá permitir que Edward Snowden viaje para outro país que não seja os Estados Unidos, em resposta às ofertas de asilo que o jovem recebeu de Nicarágua, Venezuela e Bolívia.

Os EUA continuam mantendo contato pelos canais diplomáticos apropriados com todos os países que podem servir de "trânsito ou como destino final" de Snowden, disse o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, em sua entrevista coletiva diária.

Snowden "é acusado de um crime e não deve ser permitida a ele nenhuma viagem internacional que não seja o seu retorno aos Estados Unidos", disse o porta-voz do presidente Barack Obama.

Carney insistiu que a acusação contra Snowden por espionagem "é sólida" e, portanto, "ele deve retornar aos Estados Unidos".

Essa foi a primeira reação oficial dos EUA depois que Nicarágua, Bolívia e Venezuela ofereceram asilo a Snowden, acusado nos EUA de espionagem para filtrar informação sobre os programas secretos de vigilância do governo.

Snowden, que se encontra desde 23 de junho na zona de trânsito do aeroporto de Moscou, fez uma solicitação formal de asilo à Nicarágua, recebida pela delegação nicaraguense em Moscou.

Segundo Carney, existe "uma forte justificativa legal" para que a Rússia "expulse" Snowden para os EUA, apesar de não haver um tratado de extradição entre os dois países. Neste caso, "não deveria afetar negativamente a nossa relação com a Rússia", assegurou o porta-voz.

No entanto, o jornal Kommersant informou hoje de um possível cancelamento da visita do presidente Obama à Rússia em setembro se Snowden continuar no aeroporto de Moscou. De acordo com essa publicação, uma fonte próxima do Departamento de Estado americano indicou que esta postura da Casa Branca já foi comunicada ao Kremlin por "canais diplomáticos".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade