Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estados Unidos

Bin Laden viveu por 5 ou 6 anos em mansão, diz conselheiro

3 mai 2011 - 09h15
(atualizado às 09h40)
Compartilhar

Osama bin Laden viveu durante os últimos cinco ou seis anos no complexo numa cidade próxima da capital do Paquistão onde o líder da Al Qaeda foi morto por forças norte-americanas, disse nesta terça-feira o assessor de contraterrorismo do presidente Barack Obama. Bin Laden, que vivia no Afeganistão antes da invasão em 2001 liderada pelos EUA estava escondido em um complexo na cidade militar de Abbottabad, no Paquistão, atéque a operação de domingo acabou por matá-lo.

O complexo residencial onde Osama bin Laden teria sido morto por forças americanas, em Abbottabad
O complexo residencial onde Osama bin Laden teria sido morto por forças americanas, em Abbottabad
Foto: AFP

"Bom, eu acho que a última informação é de que ele estava nesse complexo pelos últimos cinco ou seis anos e que praticamente não interagia com outras pessoas fora do complexo. Mas ele parecia estar muito ativo dentro do complexo", disse o chefe de contraterrorismo da Casa Branca, John Brennan, no programa de TV Early Show, da CBS. "E sabemos que ele divulgou vídeos e áudios. Sabemos que ele estava em contato com algumas altas autoridades da Al Qaeda," disse Brennan.

O fato de o chefe da Al-Qaeda ter vivido no complexo durante tanto tempo levou alguns legisladores norte-americanos a exigir a revisão dos bilhões de dólares em assistência que os Estados Unidos fornecem ao Paquistão, que está lutando contra a insurgência Taliban. "O que estamos tentando fazer agora é entender no que ele estava envolvido nos últimos anos, explorar qualquer informação que conseguirmos no complexo, usar essa informação e continuar nossos esforços para destruir a Al-Qaeda", completou.

Osama bin Laden é morto no Paquistão

No final da noite de 1º de maio (madrugada do dia 2 no Brasil), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou a morte do terrorista Osama bin Laden. "A justiça foi feita", afirmou Obama num discurso histórico representando o ápice da chamada "guerra ao terror", iniciada em 2001 pelo seu predecessor, George W. Bush. Osama foi encontrado e morto em uma mansão na cidade paquistanesa de Abbottabad, próxima à capital Islamabad, após meses de investigação secreta dos Estados Unidos .

A morte de Bin Laden - o filho de uma milionária família que acabou por se tornar o principal ícone do terrorismo contemporâneo -, foi recebida com enorme entusiasmo nos Estados Unidos e massivamente saudada pela comunidade internacional. Enquanto a secretária de Estado dos EUA afirmava que a batalha contra o terrorismo continua, o alerta disseminado em aeroportos horas depois da notícia simboliza a incerteza do impacto efetivo da morte de Bin Laden no presente e no futuro.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra