Angela Merkel é eleita "Personalidade do Ano" pela 'Time'
A chanceler alemã, Angela Merkel, foi escolhida nesta quarta-feira pela revista americana Time como a "Personalidade do Ano" por seu papel nas crises grega e dos refugiados, assim como no conflito na Ucrânia.
"Por pedir mais de seu país que a maioria dos políticos ousariam, por se manter firme contra a tirania e por proporcionar liderança moral em um mundo em que isso está em falta, Angela Merkel é a Personalidade do Ano da Time", explicou a revista ao anunciar a escolha.
Segundo a publicação, Merkel desempenhou este ano um papel "indispensável" na gestão da crise da dívida grega, "liderou" a resposta do Ocidente perante o "roubo" do presidente russo, Vladimir Putin, na Ucrânia e se colocou perante aqueles que desafiaram "o princípio das fronteiras abertas" na crise de imigrantes e refugiados na Europa.
Contra o "passado nacionalista, genocida e militarista" de seu país, Merkel "proporcionou um conjunto diferente de valores - humanidade, generosidade e tolerância - para demonstrar como a grande força da Alemanha pode ser usada para salvar, em vez de destruir", enfatizou a Time.
O segundo lugar ficou para Abu Bakr Al-Baghdadi, líder do grupo jihadista Estado Islâmico, e o terceiro, para o pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos Donald Trump.
Em 2014, a revista elegeu como personalidade do ano os profissionais que lutaram contra a epidemia de ebola em África, "por arriscar, por persistir, por sacrificar e por salvar vidas".