Equipe de resgate recupera cruz símbolo de resistência em Niscemi, na Itália
Cidade siciliana foi parcialmente devastada por deslizamento de terra
Uma equipe de resgate italiana recuperou neste domingo (15) a cruz de Niscemi, na região da Sicília, que havia despencado em um precipício após um deslizamento de terra atingir o município.
Além de resgatar os fragmentos da estrutura, as operações, que contaram com o uso de drones e robos, também permitiram recuperar pertences pessoais de moradores de uma residência destruída pelo fenômeno climático.
O Corpo de Bombeiros informou que as ações ocorreram em uma área de difícil acesso e de alto risco, especialmente de novos deslizamentos. Para operar com segurança, as autoridades utilizaram um robô, o que possibilitou alcançar e retirar os fragmentos da cruz sem expor os agentes a maiores perigos.
Após ser recuperada, a estrutura foi transportada para um local seguro pela equipe de resgate, apesar das dificuldades impostas pelo terreno irregular e instável.
A cruz havia se tornado um símbolo de resistência durante as semanas de emergência após o desastre que devastou a cidade. Ela foi erguida em memória da igreja atingida por outro deslizamento de terra ocorrido em 1997.
Um desmoronamento no planalto que sustenta o município, de quase 30 mil habitantes, abriu um precipício de cerca de quatro quilômetros de extensão e até 20 metros de profundidade, forçando a evacuação de mais de 1,3 mil pessoas, muitas das quais talvez não possam retornar para casa. .