Entra em vigor na França proibição de fumo em praias e parques
Medida visa a proteger crianças contra consumo passivo
Entrou em vigor neste domingo (29) uma lei que proíbe o fumo em praias e parques públicos de toda a França, medida que tem como objetivo proteger menores de idade contra o consumo passivo de cigarros.
A regra passou a valer um dia após a publicação no Diário Oficial pelo governo e também engloba pontos de ônibus e um raio de 10 metros a partir de bibliotecas, piscinas e escolas.
A normativa chega em meio ao início das férias escolares na França, em uma clara tentativa de afastar os jovens do cigarro nas praias do país. Quem violar a proibição estará sujeito a multas de 135 a 700 euros (de R$ 870 a R$ 4,5 mil), embora o Ministério da Saúde tenha determinado um período de tolerância enquanto as mudanças são implementadas.
"O tabaco deve desaparecer dos lugares frequentados por crianças. Um parque, uma praia e uma escola são locais para brincar, aprender e respirar, e não para fumar", disse a ministra da Saúde da França, Catherine Vautrin, que busca obter uma "geração livre de tabaco" até 2032.
Ativistas antifumo, no entanto, reclamam do fato de a proibição não atingir as áreas abertas de bares e restaurantes nem os cigarros eletrônicos. O governo estima que o fumo passivo cause entre 3 mil e 5 mil mortes por ano no país, e pesquisas mostram que mais de 60% da população apoia a restrição.