Embaixada e consulados dos EUA retomam atendimento após alerta de possível ameaça
Atividades presenciais haviam sido suspensas por suposto risco de segurança
A Embaixada e os consulados dos Estados Unidos no Brasil retomaram o atendimento nesta segunda-feira (5), após suspenderem as atividades presenciais na sexta-feira (2) devido a alertas não detalhados de segurança. O Departamento de Estado reforçou o compromisso com a proteção de seus cidadãos em cooperação com as autoridades locais. A paralisação ocorreu às vésperas do primeiro turno das eleições presidenciais brasileiras, cenário que vem sendo monitorado pelo governo de Donald Trump.
A Embaixada dos Estados Unidos em Brasília e os consulados norte-americanos no Brasil retomaram os atendimentos nesta segunda-feira (5) após a suspensão por conta de supostos riscos de segurança.
A informação foi confirmada por um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, citado pelo portal G1.
As atividades presenciais haviam sido suspensas na última sexta-feira (2), após o governo norte-americano apontar "preocupações de segurança" e uma possível ameaça, sem detalhar a natureza dos riscos ou informar quais situações motivaram a decisão.
Em comunicado, os Estados Unidos haviam orientado os cidadãos norte-americanos que necessitassem de assistência emergencial a não comparecer à embaixada, aos consulados ou a outras instalações diplomáticas durante o período de suspensão.
Segundo o porta-voz do Departamento de Estado, a segurança dos cidadãos americanos permanece como uma das prioridades do governo do presidente Donald Trump.
A autoridade afirmou ainda que os Estados Unidos continuarão fornecendo informações sobre proteção e segurança aos seus cidadãos no Brasil e trabalhando em cooperação com as autoridades brasileiras em questões relacionadas à segurança.
A suspensão ocorreu antes do primeiro turno das eleições presidenciais. Na quinta-feira (1º), durante entrevista ao podcast Flow, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi questionado sobre possíveis pressões do governo norte-americano e afirmou que Trump "tem que tomar conta dos EUA". "Do Brasil, eu tomo conta", acrescentou.
Trump, por sua vez, declarou a jornalistas na Casa Branca que acompanha "muito de perto" as eleições brasileiras.
No último domingo (4), ficou decidido que Lula enfrentará o candidato do Partido Liberal (PL) à presidência, o senador Flávio Bolsonaro, no segundo turno das eleições, em 25 de outubro.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.