PUBLICIDADE

Mundo

Embaixada da Itália celebra Dia do Imigrante Italiano

Instituto Italiano de Cultura do RJ promoverá debate virtual

21 fev 2022 - 11h34
Compartilhar
Exibir comentários

A Embaixada da Itália no Brasil publicou um comunicado nesta segunda-feira (21) celebrando o Dia do Imigrante Italiano, comemorado no dia 21 de fevereiro desde 2008.

    "O legado dos pequenos e grandes sucessos dessas comunidades que se enraizaram no país nos dá até hoje um sentimento de familiaridade e proximidade entre o Brasil e a Itália, consolidado pela experiência de uma integração bem sucedida em nível industrial, tecnológico, econômico, cultural, arquitetônico, culinário e até mesmo linguístico", diz a nota.

    Para a Embaixada, as cerca de mil empresas italianas que operam no Brasil atualmente "continuam a contribuir para o crescimento econômico do país, garantindo empregos, prosperidade e desenvolvimento humano".

    "A rede diplomático-consular italiana no Brasil, que atende mais de 680 mil italianos residentes no país, está ciente da importância de manter viva esta frutífera relação, tanto bilateralmente como com os cerca de 32 milhões de brasileiros de ascendência italiana, e continuará a trabalhar para consolidá-la, aprofundá-la e expandi-la cada vez mais", ressalta a nota.

    Rio de Janeiro - Nesta segunda-feira, o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, com apoio da Embaixada e do Consulado Geral no estado, realizará um bate-papo virtual com convidados italianos e brasileiros para celebrar a data.

    Os participantes do debate são a escritora Sandra Magaldi, aluna dos cursos do Instituto, pedagoga e autora do livro "La Spigolatrice"; Fabrizio Sassi, diretor da Escola de Cultura de Niterói; e seu pai Franco Sassi, radicado no Rio de Janeiro desde 1960 e pioneiro do empreendedorismo italiano no Brasil. A mediação ficará a cargo da jornalista italiana Stefania Pelusi.

    A transmissão ocorrerá pelo canal de YouTube do Instituto a partir das 19h.

    Dia do Imigrante - Criado pela lei federal nº 11.687 de 2008, o Dia do Imigrante Italiano ocorre no dia 21 de fevereiro como uma homenagem à chegada dos 386 primeiros italianos que desembarcaram no Brasil, trazidos pelo navio La Sofia, na expedição de Pietro Tabacchi ao Espírito Santo em 1874.

    A expedição havia partido do porto de Gênova e levou ao estado capixaba os imigrantes do Trentino, que, na época, pertencia ao Império Austro-Húngaro.

    A chegada ficou marcada como o início do processo de migração em massa dos italianos para o Brasil por conta da crise que se instalou no país europeu entre os séculos 19 e 20. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade