PUBLICIDADE

Mundo

Em 1º dia de consultas, Mattarella recebe líderes da Câmara e Senado

Presidente da Itália volta a fazer reuniões nesta quinta-feira

27 jan 2021 - 16h38
(atualizado às 16h50)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, realizou nesta quarta-feira (27) a primeira rodada de consultas parlamentares para verificar se existe a possibilidade de formar um novo governo no país ou se será necessário antecipar as eleições.

Nesta tarde, o líder italiano se reuniu com os presidentes do Senado, Elisabetta Casellati, e da Câmara dos Deputados, Roberto Fico, além de conversar por telefone com o ex-presidente Giorgio Napolitano (2006-2015).

A primeira a ser consultada foi Casellati, que permaneceu no Palácio do Quirinal por cerca de 30 minutos. Segundo fontes, o diálogo foi intenso. No entanto, ela não quis se pronunciar "por conta da delicada fase do país e da política e em conformidade com a prática institucional".

O Senado é um dos entraves, já que o primeiro-ministro demissionário, Giuseppe Conte, conquistou apenas uma maioria relativa ao receber o voto de confiança após a crise instaurada pela saída do partido Itália Viva (IV), do ex-premiê Matteo Renzi, da base aliada.

A conversa do líder da Câmara dos Deputados, por sua vez, teve uma duração maior e, ao término, Fico afirmou que "todos trabalham para o bem do país".

Até agora, nenhum comunicado oficial sobre os encontros foi divulgado.

As reuniões para analisar se há uma solução política para a crise após a renúncia de Conte serão retomadas amanhã de manhã, às 10h (horário local). Entre os grupos parlamentares esperados para a segunda rodada estão o Partido Democrático (PD ) e o Itália Viva.

As consultas serão realizadas até a próxima sexta-feira (29), e a decisão do presidente da República deverá ser anunciada no sábado (30).

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade